|
|
Na Equipa de Formação da AMA, a avaliação é encarada como uma etapa integrada no processo de formação, presente em vários momentos, desde a sua conceção, até ao impacto organizacional, cabendo-lhe encontrar meios para alcançar as melhorias necessárias.
Assim, a avaliação da formação contempla a reação dos formandos ao curso desenvolvido, as aprendizagens adquiridas de acordo com os objetivos definidos, o impacto da formação no comportamento dos profissionais no seu posto de trabalho, e ainda os resultados organizacionais alcançados após cada curso.
Tal como a aprendizagem, também a avaliação é um processo contínuo!
- Nível 1: Reação – Grau de satisfação dos formandos em relação à ação de formação desenvolvida. É aferido através de um questionário de satisfação aplicado logo após o final da formação.
- Nível 2: Aprendizagens – Avaliação das aprendizagens dos formandos, medida continuamente e em cada período de formação, de acordo com os objetivos definidos para o curso. É aferido a partir da realização de testes de sistematização de conhecimentos, presenciais e/ou online, e nas diversas atividades dinamizadas durante o curso.
- Nível 3: Comportamento – Avaliação da mudança de comportamento dos formandos no seu posto de trabalho, após a formação, com base nas competências e conhecimentos desenvolvidos. É aferido, por exemplo, através de Clientes Mistério e observações no desempenho de funções, questionários e indicadores de desempenho.
- Nível 4: Resultados – Avaliação do impacto da formação nos resultados da organização. Esta avaliação pode ser aferida através da realização de questionários diretos aos beneficiários da formação ou aos seus pares (colaboradores e/ou chefias) e da análise de indicadores de desempenho.
|
|
|