Formação Contínua - Resultados 2011
 
A Formação Contínua da AMA foi alvo de uma profunda revisão no ano de 2011. Para além de se manter a oferta formativa de base (cursos de Atendimento e Liderança e Gestão de Equipas adequados aos contextos específicos tanto das Lojas do Cidadão como das Lojas da Empresa), procurou-se alargar a base de competências através da disponibilização de novos cursos, tanto de nível técnico como de nível comportamental.

FCcAt3 – Gestão de Conflitos (Blended-Learning)

O curso de Gestão de Conflitos foi uma das novidades do Catálogo de Formação de 2011. Desenvolvido exclusivamente com recursos internos do Departamento de Formação (DF), está perfeitamente adequado à realidade específica das Lojas do Cidadão e Empresa, tendo-se constituído como ser um aprofundamento do curso de Atendimento nas Lojas do Cidadão/Empresa.

Foram realizadas 3 acções de formação, num total de 38 formandos correspondentes a 54 horas de formação presencial e 27 horas de formação online. A avaliação global do curso foi muito significativa, tendo em consideração que foi a primeira edição, tendo-se verificado uma avaliação global média de 87,3%.

FCcAt4 – O Atendimento nas Lojas do Cidadão (eLearning)

Neste ano lançou-se a primeira versão exclusivamente em eLearning do curso “O Atendimento nas Lojas do Cidadão”, o qual foi dinamizado até à data, e desde 2008, em regime blended-Learning. Com esta solução pretendeu-se chegar a um maior número de formandos com um custo mais reduzido e com a possibilidade de cobrir todas as Lojas do Cidadão existentes, bem como todas as entidades, públicas e privadas, representadas nas Lojas.

Foram realizadas duas acções deste curso, num total de 32 formandos, o que corresponde a 48 horas de formação online. Na sua avaliação, o curso foi globalmente bem classificado tendo ficado com uma avaliação global média de 83,65%.

FCcAt6 – Gestão de Reclamações (eLearning)

O curso de Gestão de Reclamações foi outra das novidades do Catálogo de Formação de 2011. Este curso foi igualmente desenvolvido exclusivamente com recursos internos do DF e adequado à realidade específica das Lojas do Cidadão e Empresa, com o objectivo principal de um maior aprofundamento da temática do Atendimento.

Ao longo do ano de 2011 foram realizadas duas acções correspondentes a 40 horas de formação online, num total de 48 formandos abrangidos. O curso teve uma grande receptividade pelos destinatários, tendo sido avaliado com uma classificação global média de 83,5%.

FCcLGE4 – Constituição e Dinâmicas de Equipa (Presencial)

Curso destinado às equipas dos diferentes Departamentos dos Serviços Centrais da AMA. Pretende-se com este curso auxiliar as diferentes equipas a potenciar as suas capacidades de colaboração e cooperação, proporcionando um momento de reflexão sobre as práticas e os procedimentos da equipa.

Durante 2011 foram realizadas 4 acções num total de 24 horas de formação presencial para 40 formandos. As primeiras equipas a participar neste Curso foram as equipas do DPSIM, UDOM e ServiceDesk. Todas as equipas receberam muito bem as acções sendo que as mesmas tiveram uma classificação global média de 86,95%.

FCcLGE6 – Liderança e Gestão de Equipas (eLearning)

O curso Liderança e Gestão de Equipas foi dinamizado pela primeira vez num regime exclusivo de eLearning uma vez que tinha vindo a ser dinamizado até à data em formato blended-Learning.

Em 2011 foi realizada apenas uma acção com 16 formandos de diversas Lojas espalhadas pelo país. Foram 24 horas de formação online que os participantes avaliaram com uma classificação global de 87,60%.

FCcLGE7 – Gestão do Tempo (eLearning)

O curso Gestão do Tempo foi mais uma novidade em 2011. Oferta formativa exclusivamente em eLearning, disponível para todos os colaboradores AMA e das entidades públicas e privadas representadas nas Lojas do Cidadão e Empresa. Pretende ser uma solução simples e acessível para dotar os formandos com competências de gestão pessoal que permitam uma maior eficiência no desempenho das suas funções.

Foram realizadas 3 acções num total de 80 formandos, correspondendo a um global de 45 horas de formação online. O curso foi igualmente bem recebido, tendo sido avaliado com uma classificação média de 83,70%.

FCcLGE8 – Desenvolver a Motivação nas Equipas (eLearning)

O curso Desenvolver a Motivação nas Equipas foi outra novidade em 2011. Este curso é uma aposta importante para a formação de coordenadores de equipas que se pretendem de elevado desempenho e que tem um grande enfoque na perspectiva motivacional.

O curso foi acolhido com expectativas por funcionários de várias Lojas, tendo sido dinamizadas duas acções envolvendo um total de 34 formandos e 40 horas de formação online. A classificação média deste curso foi de 90,30%.

FCtAE1 – Administração Electrónica (Presencial)

Este curso já tinha sido dinamizado em 20 10 mas apenas no âmbito de protocolos com outras entidades. Em 2011, o curso foi disponibilizado no Catálogo de Formação da AMA pela primeira vez. O curso tem como principais objectivos a apresentação dos serviços electrónicos da Administração Pública e o Cartão de Cidadão, dando hipótese aos formandos de experimentarem, em sala, as funcionalidades apresentadas.

Foram realizadas 26 acções com uma duração de 4 horas cada, envolvendo um total de 264 formandos de diversas Lojas um pouco por todo o país. As acções foram muito bem recebidas tendo ficado classificadas com uma avaliação média de 89,49%.


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