Formação TIC
 
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) representam um dos eixos fundamentais no âmbito das competências para o século XXI e a AMA está a apostar cada vez mais nestas áreas formativas.

Com a democratização do acesso à Internet e com o desenvolvimento de sistemas cada vez mais assentes em suportes informáticos, a correta utilização do computador e das suas ferramentas é, nos dias de hoje, uma competência base, transversal a praticamente todas as áreas de atividade.
Esta premissa é suportada com o articulado constante na Resolução do Conselho de Ministros n.º 89/2010, de 17 de novembro, o qual determina a necessidade de aprofundar a oferta formativa para a melhor utilização das TIC no contexto da Administração Pública.

Neste âmbito pretende-se que este tipo de formação venha a aumentar o desempenho dos trabalhadores da Administração Pública neste domínio, não só no que se refere à utilização de instrumentos de produtividade mais usuais (Microsoft Office, Libre Office e similares), mas também a formação nos conceitos de ferramentas colaborativas designadamente para a comunicação intra e inter-serviços.

Considerando esta necessidade, o Departamento de Formação da AMA, no âmbito do seu Plano de Formação para o último trimestre de 2012, preconizou o desenvolvimento de diversas ações de formação subordinadas a esta temática.

No mês de dezembro foi dado o arranque da formação TIC com o primeiro módulo do curso LibreOffice – Writer. Este curso, exclusivamente em eLearning, visa o desenvolvimento de competências específicas na utilização do processador de texto disponibilizado na suite de produtividade Libre Office, solução de código livre cuja utilização começa a estar generalizada no domínio da Rede Nacional de Serviços de Atendimento. Este primeiro módulo teve a duração de uma semana, no período compreendido entre 14 e 21 de dezembro, sendo os restantes módulos disponibilizados, também de forma faseada, já durante o ano de 2013.

Paralelamente, e dando cumprimento à outra vertente evidenciada na Resolução do Conselho de Ministros n.º 89/2010, o Departamento de Formação da AMA desenvolveu outro curso de formação, para implementar também na metodologia de eLearning, subordinado ao tema Sharepoint 2010 – Instruções para Utilizadores Finais.

O Sharepoint é uma plataforma colaborativa de utilização alargada no âmbito das atividades da AMA, sendo utilizada por diversas equipas tanto para a gestão do trabalho corrente interno como para o desenvolvimento de trabalho colaborativo com as diversas redes de parceiros da Organização. Este curso decorreu entre 11 e 21 de dezembro.

Estas iniciativas irão ter seguimento ao longo de todo o ano de 2013 tanto com a realização de novas ações como com a realização de módulos adicionais no sentido de se trabalharem competências cada vez mais específicas numa ótica de utilização avançada destas ferramentas.