O que é o e-SENS?
O projeto e-SENS (Electronic Simple European Networked Services) visa fornecer soluções genéricas e reutilizáveis que promovam interações eletrónicas de cidadãos e empresas com a Administração Pública em toda a União Europeia. Este projeto consolida, melhora e amplia os desenvolvimentos já existentes na UE ao nível do Governo Eletrónico.
Quem coordena o e-SENS?
A nível internacional o e-SENS é coordenado pelo Ministério da Justiça Alemão. A nível nacional o e-SENS é coordenado pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa, IP.
Quem participa no e-SENS?
Participam no e-SENS 20 países da Europa, a Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia e Turquia, além do OpenPEPPOL - Open Pan European Public Procurement Online e do ETSI - European Telecommunications Standards Institute.
Quem são os parceiros nacionais do e-SENS?
Além da AMA, o consórcio nacional engloba a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, IP (ESPAP), os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS), o Instituto Superior Técnico (IST), o Inov - Inesc Inovação (INESC), a Multicert e a Caixa Mágica Software.
Quando foi lançado e qual o tempo de duração?
O e-SENS foi lançado no dia 1 de abril de 2013, com um tempo previsto de duração de 36 meses.
Qual é o valor previsto de financiamento?
O e-SENS tem um investimento global estimado em 27 M€, com uma comparticipação da União Europeia no montante de 13,5 M€, equivalente a uma taxa de co-financiamento de 50%.
Em que âmbito foi financiado o projeto a nível comunitário?
O e-SENS foi desenvolvido ao abrigo do Programa de Apoio à Política das Tecnologias da Informação e da Comunicação (PAP-TIC), sob o Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (CIP).
|