Sustentabilidade da rede de Lojas do Cidadão reforçada com a assinatura de acordos quadro
Nos últimos meses, a AMA assinou acordos quadro com 8 parceiros públicos e privados, que passaram a enquadrar a respetiva participação na rede de Lojas do Cidadão.
Estes acordos permitiram reduzir os espaços disponíveis na rede de Lojas e garantem à AMA, nos próximos 5 anos (em regra, o período mínimo de duração destes acordos), uma receita global superior a 20,1 milhões de euros. Estão ainda em processo adiantado de conclusão acordos quadro com mais um parceiro público e 3 parceiros privados cujo valor quinquenal ultrapassa os 6,8 milhões de euros. Graças à conjugação de esforços de vários departamentos em torno da contratualização destas parcerias, foram celebrados acordos quadro com a Autoridade das Condições de Trabalho, a Direcção Geral da Administração da Justiça, a Gebalis, E.E.M., a GDP Serviços, S.A. (grupo Galp Energia), a Via Verde, a Endesa e a Vodafone. Estas 8 entidades juntam se ao Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. e ao Instituto da Segurança Social, I.P que já haviam assinado o mesmo acordo em Março de 2011.
Estas relações contratuais mais estáveis no tempo – os anteriores protocolos permitiam a denúncia a todo o tempo com apenas 120 dias de antecedência, enquanto agora é assegurado um período mínimo de permanência – são cruciais para assegurar o financiamento da atividade da AMA, que depende em larga medida da arrecadação de receitas próprias. Por outro lado, a introdução de novos serviços privados não só alarga a oferta disponível na rede de lojas como constitui um contributo importante para a sua sustentabilidade (cerca de 30% das receitas próprias da rede são geradas por estes serviços) e para o planeamento seguro dos investimentos a realizar na sua conservação, beneficiação e desenvolvimento.
A AMA gere, actualmente, uma rede de 33 Lojas do Cidadão, uma delas instalada numa unidade móvel, 4 Lojas da Empresa (as Lojas da Empresa de Aveiro, Braga, Coimbra, Setúbal e Viseu foram recentemente integradas em Lojas do Cidadão das mesmas cidades), 38 Postos de Atendimento ao Cidadão, 29 balcões multisserviços não integrados em Lojas do Cidadão e 3 balcões sénior. Nesta vasta rede já se registaram mais de 100 milhões de atendimentos, desde a criação da primeira loja, em Abril de 1999.