AMA Lança Portal de Software Público para a Administração Pública
Já se encontra disponível o Portal de Software Público para a Administração Pública, com o objetivo de promover a disponibilização e partilha de Software livre e de Código Aberto, bem como incentivar a partilha de Boas Práticas relacionadas com esta temática. O projeto foi desenvolvido pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) no âmbito da promoção do Governo Aberto, e está em linha com as iniciativas da RCC - Rede Comum de Conhecimento procurando promover e partilhar a utilização de  aplicações reutilizáveis por instituições públicas, por forma a racionalizar custos e recursos.
O lançamento em versão BETA do Portal sugere que o mesmo tem ainda margem para melhorias, e que deve consolidar-se nos seus conteúdos constituindo-se ao longo do tempo, como o reforço da política de software livre e aberto no setor público. As principais funcionalidades do Portal são: o repositório de Boas Práticas, a listagem de várias soluções em Software OSS, e a ferramenta de repositório de código fonte dos Softwares disponibilizados no Portal designada por SVN.gov.pt.

Esta estratégia pretende promover a utilização de software livre e de código aberto produzido pelo Estado, privados ou sociedade civil, de acordo com a licença europeia para software aberto – EUPL - aprovada pela Comissão Europeia, visando a otimização de recursos na AP e o papel do Estado enquanto promotor da otimização de recursos. Pretende-se, também, potenciar a indústria local de serviços, desde a aplicação lógica à manutenção e melhoria das plataformas.