Conferência CPLP em Lisboa
Lisboa acolheu, no passado dia 29 de novembro no auditório da Torre do Tombo, a 1ª Conferência CPLP de Governo Eletrónico 2013, que reuniu mais de 350 pessoas provenientes de toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Os temas abordados na conferência foram o papel do eGov no desenvolvimento das economias e sociedades, a inovação e eGov na comunidade CPLP e a melhoria dos serviços públicos pela via do eGov nos países da CPLP, entre outros nestes domínios.

A cerimónia de abertura foi realizada pelo Secretário Executivo da CPLP Embaixador Murade Murargy, pelo Presidente da Agência para a Modernização Administrativa Eng. Paulo Neves, e pelo Secretário de Estado para a Modernização Administrativa de Portugal Dr. Joaquim Cardoso da Costa, que sublinharam os benefícios da crescente cooperação entre os países da comunidade CPLP.

Ao longo do dia, representantes dos organismos congéneres da AMA nos Estados-membros da CPLP apresentaram individualmente o ponto de situação do seu país ao nível de governo eletrónico, bem como referências de sucesso de implementação de projetos de modernização ao nível nacional.

Para além destes representantes, a conferência contou também com duas oradoras convidadas, nomeadamente a líder de eGov da OCDE Barbara Ubaldi e a Chefe da Unidade do Programa de Interoperabilidade da Comissão Europeia Margarida Abecasis, que apontaram o caminho do diálogo e da interoperabilidade como futuro para a inovação e eficácia das administrações públicas e do seu relacionamento com a sociedade civil.