4a Sessão de Sensibilização de Software e Normas Abertas para a A.P.: Gestão Documental e Gestão de Processos
A AMA - Agência para a Modernização Administrativa, com o apoio da ESOP - Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas, tem o prazer de convidar para o 4.º workshop do ciclo de sessões de sensibilização dedicadas à apresentação de soluções de Software e normas abertas para a Administração Pública"

Esta sessão será dedicada ao tema de Gestão Documental e Gestão de processos. Nesta sessão damos a conhecer diversas experiências e soluções implementadas para serviços de captura, arquivo, partilha, pesquisa e gestão de toda a informação documental de uma organização com capacidade de integração processual.

A sessão terá lugar na grande auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil no dia 13 de Dezembro em Lisboa e abordará a temática do Software Open Source para Gestão Documental e Gestão de Processos.

Agenda do Evento

GESTÃO DOCUMENTAL E GESTÃO DE PROCESSOS
Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2013, 9:00-12:30

9:00 – Receção dos Participantes

9:30 – Introdução e preâmbulo da Sessão
Eng. Ana Branco, AMA – Agência para a Modernização Administrativa

9:40 – Intervenção da ESOP – Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas
Dr. Álvaro Pinto, ESOP – Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas

09:50 – Caso de Sucesso do Município de Abrantes
Eng. Paulo Rego, Município de Abrantes
Eng. João Costa, Infosistema

“Implementação de um sistema de gestão de processos digitais transversal a toda a autarquia; A desmaterialização completa, assinatura digital qualificada, mobilidade e interoperabilidade com outros sistemas”

10:20 – Caso de Sucesso da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Prof. João Duarte Silva, A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Eng. Ricardo Melo, DRI

“O processo da acreditação de novos ciclos de estudos e de todos ciclos de estudos em funcionamento, respetiva avaliação.
A migração dos processos tradicionalmente realizados em papel para o digital.”

10:50 – Coffee Break

11:10 – Caso de Sucesso da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo
Dr.ª Cláudia Henriques, CCDR-Alentejo – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo
Eng. Fernando Fernandez, Moredata

“A gestão documental é essencial ao bom funcionamento dum organismo, pela sua eficácia na desmaterialização e organização de todo o volume de documentos, sejam eles provenientes do exterior ou documentos internos. Assume igualmente papel importante na coordenação e controle da informação e contribui para a solução de problemas como a gestão do arquivo e melhorias ao nível da gestão do “negócio do organismo” através de uma organização por processos.
Perante as dificuldades na gestão dos documentos da CCDRAlentejo, foi concebido e desenvolvido um sistema de gestão documental, capaz de gerir o fluxo de documentos no interior da organização, incluindo o respectivo arquivo e indexação em formato eletrónico.
O sistema está baseado no software Alfresco, um dos líderes na gestão documental open-source, acrescido de um sistema de workflow, visualização e classificação próprio.”

11:40 – Caso de Sucesso nos Serviços Municipalizados do Município de Almada
Dr.ª Luisa Caldeira, SMAS de Almada – Serviços Municipalizados do Município de Almada
Dr.ª Susana Pinheiro, IPBrick

12:10 – Ideias e debate