Roteiro divulga atividades sazonais agrícolas
A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) disponibiliza na sua página eletrónica o Roteiro das Atividades Sazonais Agrícolas. Este instrumento insere-se no âmbito da aprovação do Plano Estratégico para as Migrações (PEM) pelo Conselho de Ministros.

O PEM está estruturado em eixos prioritários, cabendo aos vários ministérios dar os contributos que melhor se adequam às respetivas áreas de atuação. No âmbito do nº 24 do Eixo I – Políticas de Integração de Imigrantes, foi elaborado um roteiro das atividades sazonais por região, que permite dar orientação sobre as oportunidades de trabalho de modo a melhorar a integração dos imigrantes no mercado de trabalho agrícola.

Uma nota divulgada pela DGADR refere que o fenómeno migratório mudou significativamente nos últimos anos, fruto da globalização crescente, das crises financeiras e das assimetrias entre blocos económicos.

A Resolução do Conselho de Ministros nº12-B/2015 de 20 de março de 2015 aprovou o PEM, que decorre da “Abordagem global para a migração e mobilidade” definida pela Comissão Europeia. O plano visa gerir a migração e mobilidade com países terceiros, em coordenação com a política externa da União Europeia.

Siga a RCC no Facebook e no Twitter.