Drones e proteção individual com GPS ajudam bombeiros
Os Bombeiros de Montemor-o-Velho, em parceria com a Câmara Municipal, universidades e empresas da área da tecnologia, estão a desenvolver uma plataforma digital para acompanhar os elementos da corporação no teatro de operações e ajudar a definir estratégias perante situações de risco.
A plataforma envolve a utilização de vários tipos de tecnologia de modo a facilitar a ação dos bombeiros em tempo real. O projeto inclui a utilização de drones para captarem imagens em vídeo sobre a situação no terreno e um casaco a ser utilizado pelos bombeiros equipado com sistema GPS e sensores, que registam dados como a temperatura corporal do bombeiro e o ritmo cardíaco. 

A adopção de comportamentos preventivos por parte da população também está prevista pelo projeto. O cidadão que se registem na plataforma irão receber alertas via telemóvel em caso de ocorrência de sinistros, como incêndios florestais, inundações, ou outros. 

Em declarações à agência Lusa, o coordenador do projeto, Paulo Caridade, referiu, “este sistema que criámos permite estar em qualquer parte do mundo a monitorizar um teatro de operações. Podemos estar no terreno com um tablet ou um computador portátil e, em simultâneo, na sala de comando da corporação de bombeiros a assistir exatamente ao que se está a passar”.


Siga a RCC no Facebook e no Twitter.