Moçambique lança plataforma para as mudanças climáticas
A Vice-Ministra da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional de Moçambique, Leda Hugo, lançou recentemente a Plataforma sobre Gestão de Conhecimento em Mudanças Climáticas, em Maputo. A iniciativa visa partilhar os desafios e as respostas relacionadas com as alterações climáticas e medidas de redução do risco.
A constituição desta plataforma visa “congregar o conhecimento disperso nas diferentes instituições públicas e privadas, por forma a servir de centro de geração, repositório e vector de transmissão de conhecimento para vários actores”, pode ler-se no portal do Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambique.

A atividade desenvolvida pela plataforma incide em 10 áreas temáticas, a saber: zonas costeiras, pesca e turismo; modelação climática; comunidades e conhecimento local; recursos hídricos; biodiversidade e ecossistemas; saúde humana; segurança alimentar e nutricional; agricultura, pecuária e florestas; cidades; economia e finanças.

Esta plataforma resulta do esforço empreendido pelo Centro de Gestão de Conhecimento sobre Mudanças Climáticas (CGC-MC), em colaboração com a Unidade das Mudanças Climáticas do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER).


Siga a RCC no Facebook e no Twitter.