Moçambique inaugura mais um Balcão de Atendimento Único
A população de Montepuez, na Província de Cabo Delgado, a norte de Moçambique, passou a beneficiar dos serviços prestados pelo Balcão de Atendimento Único (BAÚ). O BAÚ de Montepuez, inaugurado recentemente, é uma iniciativa da DASP - Direção de Apoio ao Setor Privado do Ministério da Indústria e Comércio. 
A rede dos BAÚ visa melhorar os serviços públicos em Moçambique, através da simplificação, flexibilização e celeridade dos procedimentos administrativos nos serviços públicos prestados aos cidadãos. Os BAÚ operam na área do Licenciamento, Registo e Notariado, Migração, Viação, Cobrança de Impostos e Taxas, e ainda serviços complementares aos Licenciamentos.

O Programa Quinquenal do Governo (2015-2019) definiu como objetivo estratégico a melhoria do ambiente económico em Moçambique, priorizando a simplificação de procedimentos e o aumento da competitividade, de modo a tornar o país mais atrativo para o investimento.

“Estamos a testemunhar uma nova era no licenciamento das atividades económicas”, referiu a Governadora da Província de Cabo Delgado, Celmira da Silva, durante a cerimónia de inauguração. O BAÚ de Montepuez permitirá reduzir tempo, custos e procedimentos na obtenção de licenças de atividades económicas no âmbito do turismo, comércio, indústria, registo de empresas e outros serviços públicos, salientou a responsável.

O distrito de Montepuez foi contemplado nesta primeira fase de expansão dos BAÚ devido ao seu elevado potencial económico e à proximidade com os distritos de Balama e Namuno, considerados destinos importantes para o investimento nacional e estrangeiro.


Siga a RCC no Facebook e no Twitter.