Timor-Leste acolhe I Fórum Económico Global da CPLP
Timor-Leste é o Estado-Membro da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que recebe de 25 a 27 de fevereiro o “I Fórum Económico Global da CPLP”. O encontro dedicado ao tema “Timor-Leste como Plataforma para a Cooperação Empresarial entre a CPLP e a Ásia-Pacífico” decorre no Centro de Convenções de Díli e no Salão Nobre do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
Promover Timor-Leste como plataforma para o desenvolvimento e potenciar as trocas comerciais entre a CPLP e a região Ásia-Pacífico fazem parte dos objetivos do encontro, cujo tema “CPLP e a Globalização” foi escolhido pela Presidência Timorense da CPLP. O primeiro fórum global da CPLP visa ainda aumentar a sua capacidade de integração na economia global e estimular a criação de parcerias entre as empresas.

A iniciativa procura alavancar a união de “esforços para, num ambiente globalizado e cada vez mais competitivo, plantarmos a bandeira da CPLP nos negócios do mundo”, refere o ministro timorense de Estado, Coordenador dos Assuntos Económicos e ministro da Agricultura e Pescas, Estanislau da Silva, de acordo com informação publicada no site da CPLP.

Num mundo cada vez mais globalizado, a CPLP tem de “projetar-se enquanto espaço económico com potencial, com crescente impacto na economia mundial”, afirma o Secretário Executivo da CPLP, Murade Murargy , que participará no evento em Díli.

A realização do fórum surge de uma deliberação da X Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, aquando da atribuição da Presidência a Timor-Leste. O evento é organizado República Democrática de Timor-Leste, com o apoio da CPLP, da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) e da União de Exportadores da CPLP (UE-CPLP).


Siga a RCC no Facebook e no Twitter.