Iniciativa “Indústria 4.0” aposta na digitalização da economia
O Governo lançou a iniciativa “Indústria 4.0” com o objetivo de produzir um conjunto de recomendações que permitam às empresas avançar na digitalização dos processos de forma a anularem a barreira geográfica utilizando as novas tecnologias. O Primeiro-Ministro, António Costa, presidiu à apresentação da iniciativa, no dia 21 de abril, em Ílhavo, integrada na área de inovação na Economia do Programa Nacional de Reformas.
A iniciativa lançada pelo Governo visa colocar Portugal na vanguarda da quarta revolução industrial – a digitalização da economia – e conta com a ajuda das empresas para definir prioridades neste domínio. Para isso, foi criado o Comité Estratégico da Iniciativa Indústria 4.0, para o qual foram convidadas mais de meia centena de empresas. Na cerimónia de apresentação estiveram também presentes o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e os Secretários de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e do Turismo, Ana Mendes Godinho.

“Portugal tem uma escolha a fazer: ou nos viramos para o futuro, e apostamos em estar na crista da onda desta nova revolução (tecnológica), ou continuamos a discutir o passado sem avançarmos”, afirmou o Primeiro-Ministro, segundo informação divulgada no Portal do Governo. Sublinhando que a aposta na tecnologia é “crítica para a indústria portuguesa”, António Costa acrescentou: “Por este motivo é que a Europa está a assumir a revolução tecnológica industrial como uma prioridade. E Portugal tem de fazer parte desta Europa”.


Siga a RCC no Facebook e no Twitter.