Portal facilita a integração de migrantes em Portugal
O Grupo de Trabalho para a Agenda Europeia da Migração acaba de lançar um portal na internet com o objectivo de apoiar o acolhimento e a integração de refugiados em Portugal.  Com o endereço www.refugiados.acm.gov.pt, o novo site destina-se a instituições e cidadãos portugueses que manifestem vontade e condições para acolher os 4574 refugiados que Portugal receberá nos próximos dois anos.

Nesta plataforma, os cidadãos podem identificar-se como voluntários na integração dos refugiados, seja para prestar apoio na procura de trabalho ou na aprendizagem da língua, por exemplo. Já as autarquias devem manifestar a sua disponibilidade junto da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). Para esclarecer todas as questões relacionadas com os refugiados, é disponibilizado  um endereço de email para onde esta devem ser remetidas as dúvidas - refugiados@acm.gov.pt - bem como um contacto telefónico.

O Grupo de Trabalho para a Agenda Europeia da Migração foi criado pelo Governo em setembro de 2015. É coordenado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e possui uma representação multidisciplinar, tendo representantes da Direção-Geral dos Assuntos Europeus/MNE, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, do Instituto da Segurança Social, do Instituto do Emprego e da Formação Profissional, da Direção-Geral da Saúde, da Direção-Geral da Educação e do Alto Comissariado para as Migrações, I.P.

A Agenda Europeia da Migração traduz as orientações políticas do Presidente Juncker em iniciativas específicas que têm por objetivo uma melhor gestão dos fluxos migratórios em todas as suas dimensões. A Agenda, adotada em 13 de maio de 2015, avançava ações concretas para fazer face à crise imediata e para salvar vidas no mar, tendo proposto respostas estruturais para o médio e longo prazo.

Siga a RCC no Facebook e no Twitter.