Fundos de apoio ao desenvolvimento numa única plataforma
Os ministérios das Finanças e dos Negócios Estrangeiros acabam de lançar a plataforma digital Parcerias para o Desenvolvimento, com o objetivo de divulgar concursos de ajuda ao desenvolvimento. O novo site visa promover o acesso das empresas e entidades nacionais a oportunidades de negócio geradas por fundos de cooperação europeus e de entidades multilaterais das quais Portugal faz parte.
Informação que se encontrava dispersa, sobre fundos europeus de cooperação e verbas de bancos internacionais de apoio ao desenvolvimento, está agora reunida na mesma base de dados online. A iniciativa quer chamar a atenção das Pequenas e Médias Empresas e incentivar o seu envolvimento em ações neste domínio.

O site disponibiliza listas com concursos para projetos de ajuda ao desenvolvimento. A consulta pode ser efetuada por país ou por sector de atividade. A plataforma apresenta a lista dos concursos que estão a decorrer, com ligação para a organização que presta o apoio.

De acordo com o jornal Público, o financiamento, concedido sem considerar a quota de participação de cada país nas instituições, totaliza 60 mil milhões de dólares (52.700 milhões de euros) por ano. No caso do dinheiro garantido pelos Fundos da Cooperação Europeia, a ajuda ao desenvolvimento ascende a 54 mil milhões de euros para o período de 2014 a 2020, sendo 1300 milhões destinados aos PALOP e Timor-Leste.

Os projetos divulgados no site são financiados pelo Banco Europeu de Investimento, Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento, Fundo Europeu de Desenvolvimento, Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Asiático de Desenvolvimento, Corporação Andina de Fomento, Instrumento para a Cooperação e Desenvolvimento e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Siga a AMA no Facebook e no Twitter.