Share-PSI debateu publicação de datasets na Roménia
O Workshop Share-PSI congregou na cidade romena de Timişoara especialistas europeus para aprofundar várias questões relacionadas com a publicação de datasets, incluindo as prioridades, a qualidade dos dados e o feedback da comunidade de utilizadores. A AMA – Agência para a Modernização Administrativa, IP é o único representante português nesta rede europeia que conta com cerca de 50 especialistas em temas relacionados com dados abertos e reutilização de informação do sector público.
A cidade romena de Timişoara foi a escolhida para receber, entre 16 e 17 de março, o último workshop da rede europeia «Share-PSI 2.0», uma plataforma europeia que reúne departamentos governamentais, organizações privadas, instituições académicas e diversos grupos de interesse no contexto da diretiva europeia PSI (Public Sector Information).
Depois do evento de Lisboa em dezembro passado, que se centrou na exploração comercial dos dados abertos, o workshop na Roménia dedicou-se ao tema «Identifying Data Sets for Publication -Open Data Priorities and Engagement».

Tomando como ponto de partida os princípios definidos no âmbito do «Open Data Charter», que foi aprovado na cimeira G8 de 2013 na Irlanda do Norte, este workshop aprofundou várias questões relacionadas com a publicação de datasets, incluindo as prioridades, a qualidade dos dados e o feedback da comunidade de utilizadores, entre muitos outros.  

«Quais são os critérios chave a orientar as prioridades de publicação de datasets? Como balancear as prioridades dos produtores e dos utilizadores na hora de selecionar os datasets para publicação? Deverá o critério de seleção dos datasets ter em conta o seu potencial de reutilização? Como criar sinergias e evitar esforços redundantes na criação e manutenção do portfólio de dados? Como podem os organismos públicos envolver os seus potenciais utilizadores? E como fomentar e gerir a interação e feedback com a comunidade de utilizadores dos dados?»

Estas foram algumas das questões debatidas pelos participantes, vindos de toda a Europa, que rumaram ao workshop Share-PSI na Roménia. Foram dois dias inteiramente dedicados ao debate e partilha de experências nos vários domínios da disponibilização de dados abertos, divididos por várias sessões plenárias, sessões temáticas, espaços de discussão informal, entre muitas outras iniciativas.

Siga a AMA no Facebook e no Twitter.