Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha passa pela internet
O Município de Albergaria-a-Velha lançou recentemente um
website inteiramente dedicado à Rota dos Moinhos e ao património histórico e cultural que esta encerra. Este percurso constitui um dos principais atrativos turísticos do concelho.
Albergaria-a-Velha é o concelho com o maior número de moinhos inventariados da Europa, pode ler-se na área de apresentação do projeto no website. “São elementos com elevado valor patrimonial que deliciam a vista às gentes das suas terras e a todos os visitantes que se atrevem a explorá-los.”
O website foi criado um ano depois da inauguração da Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha. O mesmo apresenta informação sobre a rota e o território onde está inserida, com imagens e textos descritivos dos percursos. Disponibiliza ainda um formulário para marcação de visitas e, dentro em breve, o programa anual de atividades associado à rota.
O presidente da Câmara, António Loureiro, citado pelo
site da autarquia, considera que a Rota dos Moinhos “é um elemento diferenciador de Albergaria-a-Velha, tal como o Festival Pão de Portugal, que já é conhecido a nível nacional”.
A Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha foi lançada com o objetivo de criar um produto turístico e cultural que alia a preservação e valorização deste património nas suas vertentes material e imaterial. A rota é constituída atualmente por 8 núcleos num total de 11 moinhos com 15 casais de mós, distribuídos por diferentes freguesias do concelho.
Siga a RCC no Facebook e no Twitter.