Santa Maria da Feira promove participação jovem
O Município de Santa Maria da Feira criou uma plataforma digital para incentivar a participação cívica dos jovens na resolução dos problemas que afetam a sua comunidade. A plataforma eletrónica “Aqui Decides Tu!” funciona há dois meses e foi desenvolvida pelo CREM – Centro de Recursos Educativos Municipal, no âmbito do projeto de cidadania Assembleia de Crianças.

A plataforma permite às crianças e jovens entre os 6 e os 17 anos de idade, residentes no concelho, reportar problemas e também possíveis soluções à Assembleia de Crianças. A informação submetida é apresentada através de um mapa do concelho disponível na plataforma. Fotos e comentários podem ser adicionados pelos utilizadores aos problemas referenciados.

Esta plataforma gratuita surgiu para colmatar a necessidade de criar um espaço para os mais jovens, residentes ou estudantes no concelho. Segundo informação disponível no site da autarquia, esta iniciativa atribui aos participantes “um lugar no Município, dando-lhes assim uma voz ativa e participativa que agilize soluções para as necessidades apresentadas.”

A Assembleia de Crianças é um projeto de cidadania, desenvolvido desde 2006, com vista à partilha de opiniões, onde os intervenientes levantam questões sobre o seu meio, refletem e debatem temas do interesse da comunidade.

Siga a AMA no Facebook e no Twitter.