A primeira Loja do Cidadão abriu há 16 anos nas Laranjeiras
No dia 27 de abril de 1999 foi dado um passo muito importante em Portugal na área da modernização dos serviços públicos e simplificação administrativa, com a abertura da primeira Loja do Cidadão nas Laranjeiras, em Lisboa. Dezasseis anos após a inauguração, a Loja do Cidadão é hoje uma referência internacional e conta com 34 unidades espalhadas por todo o país.
Aproximar os cidadãos e empresários aos serviços prestados pela Administração Pública, simplificando processos administrativos e facilitando o atendimento, é a missão a que a Loja do Cidadão das Laranjeira se dedica, desde o primeiro dia. Desde então, já abriram 34 unidades de norte a sul do país, com o objetivo de disponibilizar num só espaço serviços prestados por diversas entidades, com um atendimento simples e célere, e ganhos para o cidadão e a própria Administração Pública.

A Loja do Cidadão das Laranjeiras conta atualmente com 268 colaboradores que diariamente facilitam a relação dos utentes com a Administração Pública e os organismos presentes na loja. Desde o início de 2015, foram realizados 392.835 atendimentos, com um tempo médio de espera para os utentes de 40 minutos e 25 segundos, e um tempo médio de atendimento de 6 minutos e 21 segundos.

As entidades públicas e privadas com balcão de atendimento na loja são a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, IP, a AT – Autoridade Tributária, os CTT, a DGAJ – Direção Geral da Administração da Justiça, a EDP, a ENDESA, a EPAL, a GALP, a GOLDENERGY, o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, o IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, o InCI - Instituto da Construção e do Imobiliário, o Instituto da Segurança Socia, o IRN – Instituto dos Registos e Notariado, a MEO, a NOS e Via Verde. A loja disponibiliza ainda um Espaço do Cidadão, que proporciona um atendimento digital assistido aos utentes, entre muitos outros serviços.   

A Loja do Cidadão das Laranjeiras está situada na Rua Abranches Ferrão 10, em Lisboa. O horário de atendimento ao público é de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 19h30, e ao sábado das 9h30 às 15h. Mais informações sobre os serviços que presta estão disponíveis para consulta no Portal do Cidadão.

Siga a AMA no Facebook e no Twitter.