Parques empresariais com gestão inteligente de consumo de água
As empresas instaladas nos parques empresariais do concelho de Viana do Castelo passaram a beneficiar de um novo serviço prestado pelos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo. Os consumos de água são agora disponibilizados através de telemetria, tendo em vista a uma gestão mais eficiente dos recursos.
 Esta iniciativa surge na sequência da implementação da monotorização, telemetria e telegestão em Viana do Castelo, em 2011, que permitiu instalar cerca de 9000 contadores de água inteligentes. Em breve, o número irá aumentar, com mais 2000 contadores, atingindo uma cobertura de 30% dos clientes dos Serviços Municipalizados.

O objetivo é contribuir para uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos, através da monitorização do consumo diário de água nas empresas. De acordo com informação publicada no sítio web da autarquia, nesta primeira fase, o acesso à monitorização é facultado às indústrias dos parques empresariais, por se tratarem de grandes consumidores.

De acordo com a autarquia, a telemetria, para além de assegurar a leitura correta e com periodicidade fixa, permite ainda criar alertas, nomeadamente os relativos a fugas. O consumidor é avisado da anomalia via sms ou carta, o que permite corrigir o problema em tempo real, tornando-se um ganho financeiro para o cliente e para os Serviços Municipalizados.

Siga a AMA no Facebook e no Twitter.