Gaia e Gondomar vão receber 26 Espaços do Cidadão
As câmaras municipais de Vila Nova de Gaia e Gondomar assinaram no dia 14 de janeiro protocolos com a AMA – Agência para a Modernização Administrativa para a instalação de 26 Espaços do Cidadão nos respetivos concelhos. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Modernização Administrativa, Joaquim Cardoso da Costa.
Em Vila Nova de Gaia serão instalados 16, enquanto Gondomar irá receber 10 Espaços do Cidadão. Os locais de instalação são indicados pelas autarquias, assim como os funcionários que ali trabalham, sendo a sua formação da responsabilidade do Estado.

Durante a ocasião, o Secretário de Estado da Modernização Administrativa, Joaquim Cardoso da Costa, anunciou que já foram assinados protocolos para a instalação de Espaços do Cidadão com 72 municípios. Um número que irá aumentar até ao final da mesma semana em que foram assinados os protocolos. “Neste momento, estão já a funcionar Espaços do Cidadão em 14 municípios”, afirmou.

Os Espaços do Cidadão visam prestar um atendimento digital assistido a pessoas que têm dificuldade em lidar com novas tecnologias, sendo lançados em parcerias com entidades como as autarquias locais e os CTT - Correios de Portugal. A sua abertura é uma medida prevista pelo Programa Aproximar.

Inaugurados em parceria com entidades como as autarquias locais e os Correios de Portugal, nos Espaços do Cidadão é possível requisitar certidões, pedir o cartão europeu de seguro de doença, renovar a carta de condução, ou mudar a residência no Cartão do Cidadão, com uma única senha e a ajuda de um funcionário.


Siga a AMA no Facebook e no Twitter.