Aplicação guia turistas em sete cidades do Centro
A região de Turismo do Centro e a start-up iClio lançaram uma aplicação gratuita para smartphones, que dá a conhecer aos turistas a história e cultura de sete cidades da região Centro: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Fátima, Leiria, Óbidos e Viseu.
A app JiTT - Just in Time Tourist funciona como um guia turístico de bolso, útil para quem viaja mas não tem tempo para gerir e planear o que visitar. De acordo com um comunicado emitido pela empresa, a aplicação faz uma gestão inteligente do tempo do utilizador, propondo roteiros de várias cidades que podem ser personalizados em função de interesses pessoais, do tempo de que dispõe e do local onde se encontra.

Partindo da localização geográfica do utilizador, encaminha-o para os locais mais interessantes da região, através de mapas desenvolvidos pela PRIMELAYER. A aplicação indica a melhor forma do turista chegar a determinado local, quer se desloque a pé ou de transportes públicos. Enquanto o utilizador passeia, o JiTT revela os aspetos mais curiosos do que está a ver. A aplicação está disponível nas versões iOS e Android.

Esta app é um produto da iClio, uma start-up portuguesa fundada por promotores ligados à área da História. É uma empresa de conceção e edição de conteúdos nas áreas da História, Património e Cultura. A sua missão é combinar tecnologia digital e conteúdos de qualidade para criar produtos inovadores e enriquecedores.

A JiTT chegou primeiro a Barcelona, em 2012, seguida de Paris, Roma e Londres. Novos destinos JiTT encontram-se já disponíveis para download gratuito, como Los Angeles, Nova Iorque, Boston e São Francisco e outras cidades europeias como Berlim, Munique, Milão e Viena. Além do inglês, do francês e do espanhol, inclui também novos idiomas, tais como o russo, japonês, alemão, italiano, português e o chinês.

Siga a AMA no Facebook e no Twitter.