O primeiro Centro de Cidadania Digital abre em Marvila
Promover a cidadania ativa e a inclusão digital é o objectivo do Centro de Cidadania Digital de Lisboa, que abriu recentemente em Marvila. O novo espaço resultada da conjugação de esforços entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Marvila, com o apoio da organização não-governamental CDI Portugal.
"Se queres que a tua ideia se torne genial pede à tua comunidade para participar". É este o desafio lançado aos utilizadores do primeiro Centro de Cidadania Digital em Lisboa. O espaço está equipado com as mais recentes tecnologias de informação e comunicação, e todos os materiais necessários à promoção da cidadania ativa, inclusão digital e participação. Funciona na Junta de Freguesia de Marvila, na Av. Paulo VI nº 8 r/c (junto à Igreja de S. Maximiliano Kolbe).

Neste local os cidadãos têm acesso às principais ferramentas digitais para a cidadania e participação, como por exemplo: as aplicações “Na Minha Rua”, “O Meu Bairro”, “Lisboa Participa”, “Lisboa Interativa”, e muitas outras. A ideia passa por criar um verdadeiro laboratório vivo, em que novas e inovadoras soluções digitais são desenvolvidas e testadas de forma participativa e colaborativa.

A Junta de Freguesia de Marvila “quer transformar este espaço num Laboratório Vivo. Participação, Colaboração, Cidadania, são as palavras-chave deste projeto-piloto”, salienta o presidente da Junta de Marvila, Belarmino Silva, numa notícia publicada no site da autarquia.

O espaço foi inaugurado no início de novembro, com a presença de Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal, Jorge Máximo, vereador dos Sistemas de Informação, e Belarmino Silva presidente da Junta de freguesia de Marvila.


Siga a RCC no Facebook e no Twitter.