ACM prepara aplicações móveis para comunidades portuguesas
O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) irá lançar em breve duas aplicações móveis dirigidas principalmente às comunidades portuguesas no estrangeiro. A aplicação “Portugal lá fora” e a plataforma “Mobilidade Profissional Global” serão as duas novidades ao serviço dos movimentos migratórios.
A aplicação para dispositivos móveis“ Portugal lá fora” irá permitir criar um sistema georreferenciado no mundo inteiro, para dar a conhecer a cultura portuguesa espalhada pelo mundo, explica o Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado.

Será lançada com seis mil pontos de interesse relacionados com Portugal. O utilizador poderá saber através da app, por exemplo, onde comprar bacalhau em Pequim ou quais as escolas em Berlim que ensinam português. Os utilizadores poderão adicionar à aplicação novos pontos de interesse. Uma espécie de guia com informação prática para quem está lá fora, a lançar até ao final do ano.

Também a plataforma “Mobilidade Profissional Global” está quase concluída. “Servirá para percebermos onde estão os portugueses lá fora e o que fazem”. A plataforma permitirá divulgar, em primeira mão, junto da comunidade emigrante, ofertas de emprego em Portugal. E dará a conhecer às empresas portuguesas que se querem internacionalizar, os profissionais portuguese instalados noutros países, explica Pedro Calado. Esta iniciativa está a ser desenvolvida em parceria com duas ordens profissionais, dos Engenheiros e Enfermeiros, e ainda a Fundação Calouste Gulbenkian.

O objectivo é tirar partido das novas tecnologias de informação e comunicação para criar redes de contacto e oportunidades entre os 4 milhões e meio de portugueses no estrangeiro. “Portugal tem de estar onde os portugueses estão”, sublinha o Alto-comissário para a Migrações. 


Siga a RCC no Facebook e no Twitter.