Site informa doentes sobre mobilidade internacional
Mobilidade Internacional de Doentes é o novo site lançado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), dirigido a cidadãos nacionais e estrangeiros que procuram ter acesso a serviços de saúde em Portugal e em países estrangeiros.
Divulgar junto dos cidadãos as condições de acesso a cuidados de saúde prestados dentro e fora de Portugal é o propósito na base da criação do novo site. O número de pessoas que circulam entre os países não tem parado de crescer ao longo dos últimos anos, em resultado da globalização e da liberdade de circulação dentro do espaço da União Europeia. Uma realidade que constitui um desafio aos sistemas de saúde nacionais.  

O site disponibiliza informação sobre as condições de acesso de cidadãos nacionais que necessitam ou pretendam ter acesso a cuidados de saúde fora do país, através do quadro normativo nacional ou europeu em vigor.

Dado que Portugal é também um país de acolhimento de cidadãos estrangeiros, o novo site disponibiliza também informação “relativamente a um conjunto de orientações que assegurem o acesso de cidadãos estrangeiros ao sistema nacional de saúde”.

O portal da Mobilidade Internacional de Doentes disponibiliza ainda uma área de apoio aos profissionais de saúde e utentes, na área reservada, onde podem formular os respetivos pedidos eletrónicos de assistência médica no estrangeiro.


Siga a RCC no Facebook e no Twitter.