Portal da CPLP acessível a cidadãos com necessidades especiais
O portal da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa está mais acessível para os cidadãos invisuais ou com capacidade visual reduzida. Os conteúdos divulgados no portal podem, desde o início de dezembro, ser escutados em voz alta graças a uma nova ferramenta áudio.
O portal disponibiliza um serviço de vocalização, que permite ouvir o conteúdo, em vez de o ler. As notícias do Portal da CPLP estão assim acessíveis em voz alta. Esta nova ferramenta fornece ajuda caso o utilizador tenha dificuldade em ler um texto ou se, por qualquer razão, referir ouvir em vez de ler.

Alargar a inclusão digital aos cidadãos com necessidades especiais é o que esta inovação tecnológica permite. E que é, ao mesmo tempo, “um contributo para alcançar sociedades digitais verdadeiramente inclusivas”, refere a CPLP através de uma nota informativa.

Esta medida está inserida no Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP (2014-2020). E que prevê a promoção através de tecnologias de informação e comunicação (TIC) do acesso áudio a notícias da CPLP a “pessoas com dificuldade na leitura; disléxicos; com visão reduzida; seniores; língua materna diferente; em multitarefa e utilizadores de redes móveis.”