Banco de Portugal disponibiliza novo serviço online às empresas
As empresas portuguesas dispõem de um novo serviço online prestado pelo Banco de Portugal, que lhes permite aceder ao Quadros da Empresa e do Setor (QES), considerado um importante instrumento de apoio à tomada de decisão pelos gestores. O QES, com dados atualizados para o ano de 2014, pode ser acedido gratuitamente através da Área de Empresa, com recurso às credenciais do Portal das Finanças.
Segundo o Banco de Portugal, o QES de cada ano é calculado para todas as empresas não financeiras com atividade em Portugal que tenham reportado os Anexos A e R da declaração Informação Empresarial Simplificada (IES) de acordo com os requisitos de qualidade e de produção estatística definidos pela própria instituição bancária.

O QES baseia-se, fundamentalmente, na informação da IES das empresas e possibilita, por exemplo, obter informação da empresa e do agregado em que esta se insere; analisar um conjunto de rácios económico-financeiros da empresa e do respetivo agregado, em Portugal, bem como de outros países europeus (Alemanha, Bélgica, Espanha, França e Itália); entre outras opções.


Siga a RCC no Facebook e no Twitter.