Dados abertos têm portal europeu de apoio na Internet
O acesso à informação do setor público e a sua reutilização são fundamentais na promoção da transparência da Administração Pública e na criação de novos serviços públicos eletrónicos. A Comissão Europeia disponibiliza um portal na Internet, o Open Data Support, para criar as bases para a existência de portais europeus de dados abertos.
O Open Data Support é um projeto com três anos da DG CONNETCT direcionado para editores de dados com experiência, mas também para quem dá agora os primeiros passos nesta área. O objetivo desta iniciativa passa ainda por aumentar a visibilidade e o acesso a dados abertos publicados em portais locais e nacionais dos Estados-membros. O portal fornece um vasto conjunto de informação sobre open data e serviços na área da formação.

O serviço de tratamento e publicação de dados e metadados do portal permite a partilha dos mesmos na infraestrutura do projeto de metadados europeus. O acesso fácil a dados publicados na Internet contribui para aumentar a sua reutilização dentro dos próprios países e a nível europeu.

O portal proporciona um serviço de formação na área dos dados abertos, com o objetivo de transmitir capacidade teórica e técnica às administrações públicas da União Europeia. O objetivo é favorecer a adoção das tecnologias de dados abertos ligados em toda a Europa. O site disponibiliza um catálogo de formação e testes on-line para avaliar e melhorar o conhecimento na área dos dados abertos. Está disponível em inglês, francês e alemão.
Os utilizadores têm ainda acesso a serviços de assessoria e consultoria em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no que respeita a equipamentos tecnológicos, licenciamento e na área comercial dos dados abertos e metadados.

A DG CONNECT tem com o objetivo promover a política de dados abertos da Comissão Europeia, acompanhando o processo de adoção da diretiva revista relativa à reutilização de informações do sector público do Parlamento e do Conselho e a promoção de políticas de dados abertos em toda a União Europeia.