Cidadania 2.0 no Porto com Portal de Transparência Municipal em destaque
A cidade do Porto recebe pela primeira vez o Cidadania 2.0, a 26 e 27 de setembro, no Teatro Rivoli. O Portal de Transparência Municipal lançado recentemente pela AMA-Agência para a Modernização Administrativa e a DGAL - Direção-Geral das Autarquias Locais é um dos projetos em destaque no evento.

O Cidadania 2.0 é uma iniciativa sem fins lucrativos que pretende inspirar, informar e impulsionar projetos que através das redes e ferramentas sociais, dados abertos e aplicações móveis, promovam o diálogo social e a participação dos cidadãos. Aumentar a transparência, maximizar recursos e reduzir a despesa pública fazem parte dos objetivos a atingir.

Esta 4ª edição dará a conhecer 23 projetos de quatro países que recorrem a redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn ou Instagram) e dados abertos de modo a contribuir para uma sociedade mais informada e participativa. O programa já está disponível para consulta.
O Cidadania 2.0 pretende dar a conhecer projetos que ponham os cidadãos a falarem entre si e com as instituições públicas e ONGs, num exercício da cidadania em torno das mais variadas causas, sempre com as ferramentas sociais como suporte.

O Portal de Transparência Municipal será um dos projetos em destaque durante o evento. Um projeto que visa promover a transparência na informação pública e a qualidade da gestão municipal em Portugal. O mesmo será apresentado por um representante da AMA e um membro gabinete do Secretario de Estado da Administração Local. O programa inclui ainda outros projetos de instituições públicas. É o caso do Sofá Visão'25, do Mapa de Obras de Vila do Bispo e da PSP no Facebook.

Franco Accordino, irá mostrar o projeto “Futurium”, criado pela Comissão Europeia para ouvir os cidadãos sobre cenários de futuro e respetivas implicações para a sociedade. Do Brasil virá o “QEdu” que recorre a dados abertos para evidenciar a evolução da educação e do rendimento escolar naquele país.

Os participantes terão ainda acesso a informação sobre oportunidades de financiamento para projetos semelhantes aos que irão ver. A inscrição no evento é gratuita e obrigatória.