Experiência portuguesa no workshop internacional de dados abertos em Lisboa
O workshop da rede temática europeia Share-PSI 2.0, que se realiza a 3 e 4 de dezembro, no auditório do LNEC, em Lisboa, terá duas sessões plenárias dedicadas à realidade portuguesa na área dos dados abertos. A AMA - Agência para a Modernização Administrativa, a anfitriã desta iniciativa, a Direção-Geral do Território, o Gabinete do Secretário de Estado da Administração Local, a Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto da Construção e Imobiliário são alguns dos organismos públicos que constam do programa oficial do evento.

"Encouraging Commerical Use of Open Data" é o tema deste worshop que visa impulsionar a exploração comercial dos dados abertos disponibilizados pelas administrações públicas. A participação é gratuita mas sujeita a registo.

O programa inclui a intervenção de representantes de organismos nacionais e de especialistas em dados abertos. No dia 3 de dezembro, a AMA-Agência para a Modernização Administrativa, o Instituto Pedro Nunes (Coimbra), a professora convidada do ISCTE, Ana Martinho, e o grupo de trabalho Transparência Hackday. No dia 4 de dezembro intervêm no workshop o Gabinete do Secretário de Estado da Administração Local, a Direção-Geral do Território, a Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto da Construção e Imobiliário.

Inúmeros especialistas europeus do setor público, académico e empresarial são esperados em Lisboa. O workshop irá abordar questões relacionadas com a reutilização de dados por entidades comerciais. É dirigido a técnicos e dirigentes responsáveis por áreas relacionadas com geração de dados por parte da Administração Pública, empresas, organizações ligadas à reutilização do sector público e a qualquer interessado sobre os temas da Administração Aberta e do open data.

Além da agenda do workshop, a AMA irá organizar em paralelo um conjunto de sessões dedicadas a temáticas mais abrangentes dos dados abertos em Portugal, com a participação de várias entidades públicas.

A AMA é o instituto público responsável pelo desenvolvimento da plataforma nacional de Dados Abertos - http://www.dados.gov.pt/pt/inicio/inicio.aspx - e também membro ativo da rede Share-PSI 2.0.

A rede Share-PSI 2.0 reúne departamentos governamentais, organizações de comércio, instituições académicas e diversos grupos de interesse, com o objetivo de produzir recomendações e boas práticas relacionadas com o Open Data. A sua atividade passa por organizar seminários que abordam diferentes perspetivas da Diretiva PSI e a sua implementação no terreno. A cada iniciativa os parceiros da rede apresentam estudos de caso para análise e discussão.

Pode consultar a agenda oficial do evento aqui: https://www.w3.org/2013/share-psi/workshop/lisbon/agenda

A participação no evento é gratuita mas carece de registo em: https://www.eventbrite.com/e/encouraging-open-data-usage-by-commercial-developers-tickets-14107888073


Siga a AMA no Facebook e no Twitter.