Aplicação da Universidade de Coimbra orienta cidadãos invisuais
Uma aplicação para smartphones, desenvolvida por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra, ajudará a guiar pessoas invisuais no interior de edifícios. O sistema SmartGuia: Shopping Assistant for Blind People foi criada em colaboração com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) para orientar os utilizadores por voz.
A aplicação responde a perguntas e faculta informação clara sobre lugares, produtos e serviços que se encontram no interior de um edifício. De acordo com os investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), o utilizador pode dizer ao smartphone o que pretende fazer, como por exemplo, ir às compras ou comer. O sistema reconhece as palavras e questiona depois o utilizador sobre preferências mais concretas, como o restaurante que pretende. Depois da escolha, o sistema guia a pessoa até ao sítio desejado.

A aplicação foi recentemente premiado pelo Instituto Fraunhofer Portugal e a sua utilização poderá ser alargada a qualquer área. Como por exemplo, os centros comerciais, informando o cliente quais as lojas com promoções nesse dia. O primeiro projeto-piloto irá decorrer num centro comercial de Coimbra.


Siga a AMA no Facebook e no Twitter.