Câmara da Amadora enriquece portfólio Dados.Gov
O portfólio do portal nacional de dados abertos, Dados.Gov, acaba de ser enriquecido com a adesão da Câmara Municipal da Amadora. Os utilizadores do Dados.Gov passam a ter à sua disposição datasets dedicados a diversas vertentes do concelho da Amadora.
No arranque da sua participação no Dados.Gov, a aposta da Câmara Municipal da Amadora privilegia a disponibilização de dados sobre os principais pontos de interesse no concelho em vários domínios, incluindo equipamentos culturais, espaços de recreio, estabelecimentos hoteleiros, mercados, parques urbanos e jardins, pistas de caminhada e transportes.

É um importante conjunto de dados para os utilizadores e programadores que desejam aprofundar a análise e o desenvolvimento de aplicações sobre o concelho da Amadora. Além dos dados mais descritivos, como a designação, morada e freguesia, os datasets agora disponibilizados por este município incluem a referenciação geográfica de todos os pontos.
Uma adesão que vem beneficiar o portfólio do Dados.Gov numa das áreas em que o open data proporciona maiores benefícios, utilidade e potencial, quer ao cidadão quer a empresas, organizações e utilizadores mais especializados na análise no desenvolvimento.

Num dos seus mais recentes relatórios, a World Wide Web Foundation realçava precisamente a importância decisiva dos dados abertos de âmbito regional e local. No documento «Exploring the Emerging Impacts of Open Data in Developing Countries», os responsáveis da fundação internacional alertavam que «o open data não é uma questão apenas dos governos centrais: os dados da administração local, dos departamentos judiciais e legislativos e sobre a cidade em geral são todos de grande importância». Isto porque, sublinha o relatório, «Para muitos cidadãos, os dados de maior relevância para as suas vidas quotidianas existem a um nível local».

Para os interessados em explorar os dados disponibilizados pela Câmara Municipal da Amadora, basta aceder ao «Catálogo de Dados» do Dados.Gov.