Património paisagístico e hidrográfico do Porto com presença online
SÍTIOS e RIOS são os dois portais online apresentados recentemente pela Área Metropolitana do Porto (AMP), com informação sobre o património paisagístico e hidrográfico da região.

Residentes e visitantes podem agora consultar no Portal SÍTIOS o património paisagístico da AMP. A ferramenta conta com 166 espaços públicos: jardins, parques, montes, estações arqueológicas, lugares sagrados ou largos que apresentam um conjunto mínimo de infraestruturas de suporte a atividades recreativas, como parques de merendas, cafés, miradouros, entre outros.

Já o Portal RIOS divulga o património hidrográfico da AMP e incluí o levantamento dos rios mais importantes: Antuã, Arda, Ave, Caima, Douro, Febros, Inha, Leça, Paiva, Sousa e Ferreira, Tinto Torto e Uíma. De acordo com a AMP, os rios definem sistemas estruturantes enquanto corredores que asseguram a conectividade ecológica (água, ar e biodiversidade) e são estruturas lineares de conectividade na paisagem com grande importância enquanto espaços prestadores de serviços ambientais ou de circulação de bens e serviços de natureza identitária.

“Os portais SÍTIOS e RIOS são mais um bom exemplo de integração e trabalho entre todos os municípios da AMP. Um projeto comum, que identifica os principais pontos paisagísticos e hidrográficos da nossa região na Internet”, refere o presidente da AMP, Hermínio Loureiro. São iniciativas de interesse científico para diferentes públicos: empresas, estudantes, investigadores e turistas. “É também uma forma de valorizar, proteger e promover o nosso património único”, considera o responsável.


Siga a AMA no Facebook e no Twitter.