Porto desenvolve autarquia inteligente
A Câmara Municipal do Porto está a desenvolver um projecto para criar uma autarquia inteligente. Este projeto pressupõe, dotar a autarquia de um sistema de gestão da informação que permita optimizar as operações relacionadas com o controlo da receita, da despesa e dos recursos humanos, melhorando a relação com os munícipes.

A primeira fase do projecto centrou-se no atendimento ao munícipe, uma das áreas em que a Câmara Municipal do Porto foi pioneira.

Numa nova fase de desenvolvimento, o objetivo é a inteligência dos sistemas, nomeadamente para a melhoria da monitorização dos processos e da informação de suporte à decisão. Este projecto permite a disponibilização de indicadores aos gestores para que estes tenham uma visão global da actividade do serviço.  

Nesta fase, o projecto está a envolver de forma particular as áreas de protecção civil e de gestão das escolas, tendo como objectivo reforçar a capacidade de análise do serviço prestado pela Câmara. Entre os indicadores obtidos contam-se os incidentes e as ocorrências por freguesia, rua, dia e período do dia.

O objetivo é disponibilizar, facilitar e potenciar a produção da informação necessária para a tomada de decisão, reduzindo o impacto e o risco da mesma pelos gestores, aumentando a performance da autarquia.