38% dos portugueses contactam a Administração Pública através da Internet
Nos últimos 12 meses em Portugal, 38% dos cidadãos contactaram com organismos públicos através dos seus sites, numa altura em que 64% da população usa computador e 62% acede à Internet.
Os dados são do Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Famílias, do INE - Instituto Nacional de Estatística, e revelam igualmente que a percentagem de cidadãos que contactaram com organismos públicos aumenta para 58,4% se considerada apenas a comunidade de internautas. Neste indicador, 22,1% utilizaram apenas esta forma de contacto, enquanto 36,3% usou também outros meios ao dispor. Entre os internautas, apenas 13% usou outros meios que não a Web para contactar com estes organismos. No que respeita à utilização, a declaração de rendimentos destaca-se largamente (68,9%), seguida do requerimento de prestações da Segurança Social (16,2%) e a solicitação de documentos pessoais ou certidões (14,1%). De todas as modalidades do contacto online, a obtenção de informação é a mais referida 53,7%, seguida do preenchimento e envio de formulários (41,6%) pelo download de impressos ou formulários (32,6%).