Governo Federal do Brasil visita AMA para maior colaboração com Portugal em Software Público
A AMA recebeu nesta terça-feira, dia 29 de janeiro, representantes provenientes da Secretaria de Logística e Tecnologia de Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SLTI/MPOG) do Brasil, bem como da Missão do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Na reunião foram discutidos vários temas ligados ao governo eletrónico, com destaque às questões de Software Público, nomeadamente no que se refere a cenários de desenvolvimento deste modelo em ambos os países.

Foi partilhado conhecimento relativo à experiência brasileira na disponibilização de soluções através do seu portal oficial de Software Público e aos entraves mais comuns à utilização destas ferramentas. Abordaram-se também casos de sucesso e ações de implementação de soluções desta área nos municípios brasileiros, bem como referências portuguesas ao nível de governo eletrónico, numa troca de boas práticas que teve como objetivo definir formas de colaboração futura entre os dois Estados.

Nesse sentido, ficou o compromisso de Portugal e Brasil darem seguimento às discussões da Reunião de Pontos Focais do Governo Eletrónico da CPLP, realizada em Maputo, em novembro de 2011, intensificando a sua aposta na utilização conjunta de Software Público e promovendo a sua evolução. Numa perspetiva de colaboração mais abrangente, os países pretendem aprofundar a sua relação de parceria na área de governo eletrónico.