Potenciar a Partilha de Conhecimento - Simplex Autárquico na RCC
O programa estrutura-se em três tipos de medidas:
- medidas intersectoriais que dependem de colaboração entre a administração central e local;
POR EXEMPLO:
|
CATÁLOGO ÚNICO DAS LICENÇAS E REGISTO ONLINE DOS ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS |
que dependem de colaboração entre a administração central e local;
- medidas intermunicipais, quando o mesmo compromisso é assumido por diferentes municípios no mesmo período;
POR EXEMPLO:
|
ATENDIMENTO MULTICANAL INTEGRADO E BOLETIM MUNICIPAL ELECTRÓNICO
|
- medidas municipais, quando são exclusivas de um município ou de uma freguesia.
POR EXEMPLO:
|
DISPONIBILIZAÇÃO DE CERTIDÕES NA HORA, DISPONIBILIZAÇÃO ONLINE DE UM SIMULADOR DE CÁLCULO DE TAXAS MUNICIPAIS, ASSISTENTE DE ATENDIMENTO VIRTUAL
|
A dispersão geográfica das autarquias que colaboram nas diferentes Medidas (9 Intersectoriais, 4 Intermunicipais e 54 Municipais) criou uma necessidade de estreita colaboração que se consubstancia na partilha de conhecimento e na construção conjunta de documentos e de linhas orientadoras (
guidelines).
Neste contexto, a Rede Comum de Conhecimento (RCC) desempenha um papel fulcral, apresentando-se como uma plataforma tecnológica colaborativa de apoio a essa partilha de conhecimento entre a Administração Central e a Administração Local.
A RCC tem, portanto, um ambiente de colaboração dinâmica que proporciona aos membros da Rede um local central para armazenar, consultar e editar documentos, permitindo uma construção/criação conjunta de conhecimento relevante para a concretização das Medidas do Simplex Autárquico.
A Rede Simplex Autárquico está em funcionamento desde 8 de Janeiro de 2009 e, desde então, iniciou-se a intervenção dos diversos membros da Rede, sendo que existem algumas medidas que são muito dinâmicas e que utilizam as diversas funcionalidades que estão ao seu dispor para partilha de ideias e de práticas.
Entre as funcionalidades que estão disponíveis na RCC, é de destacar, a edição de documentos partilhados, os fóruns de discussão, a mediateca, o calendário, os links úteis, entre outros.
Na figura seguinte é possível ver a evolução das participações dos membros da Medida IS01 (Licenças, autorizações prévias e outros condicionamentos administrativos similares) no portal da RCC.
Figura 1 – Análise Comparativa das Funcionalidades Utilizadas no Trabalho Colaborativo na Medida IS01 (Licenças, autorizações prévias e outros condicionamentos administrativos similares)
Funcionalidade
|
Março
|
Abril
|
Alterações Face ao Mês Anterior
- = +
|
Breve descrição
|
Notícias
|
1
|
1
|
=
|
Alertas/Notícias relacionadas com a Medida.
|
Documentos da Equipa
|
13
|
62
|
+
|
Documentos de trabalho colaborativo.
|
Mediateca
|
4
|
5
|
+
|
Documentos de consulta
|
Fórum de Discussão
|
21
|
24
|
+
|
Fórum de Discussão – Catálogo de Licenças (número de posts)
|
Calendário
|
1
|
0
|
-
|
Reunião de trabalho
|
Contactos
|
6
|
6
|
=
|
Membros da Medida
|
Links
|
0
|
0
|
=
|
Ligações interessantes para a Medida
|
A utilização destas funcionalidades vai facilitar a difusão/disseminação das Medidas de Simplex Autárquico e permitir a sua replicação com o objectivo de melhorar os serviços ao Cidadão, nomeadamente:
- Criar serviços em balcão único – integração de serviços;
- Eliminar ou fundir formulários;
- Criar canais alternativos para alguns passos do processo (obter informação, submeter documentos, consulta do processo;
- Disponibilizar guias e procedimentos online;
- Criar interlocutores únicos;
- Segmentar processos em função do menor grau de risco ou de complexidade.
Para ilustrar o papel da Rede Comum de Conhecimento como um suporte nuclear ao trabalho colaborativo, apresenta-se o testemunho de um dos membros da
Rede Simplex Autárquico:
“O objectivo da Rede Comum de Conhecimento como ferramenta de comunicação e de partilha de informação é excelente.
Inicialmente a Câmara Municipal de Cascais teve alguns problemas de acesso à Rede, mas prendiam-se com o próprio sistema de segurança da Câmara. Depois de resolvidos estes problemas temos conseguido desenvolver as nossas actividades sem dificuldades.
Considero que, dadas as actividades que estamos a realizar – de criação conjunta de documentos e de partilha de ideias e opiniões –, a Rede Comum de Conhecimento tem as funcionalidades adequadas à concretização dos nossos objectivos.” |
Luis Guerreiro
Membro da Medida de Simplex Autárquico IS01
- Licenças, autorizações prévias e outros condicionamentos administrativos similares –
|
A Rede Comum de Conhecimento apresenta-se, assim, como um espaço para partilhar conhecimento e trocar experiências, mas procura, antes de mais, ser um meio para desenvolver competências e gerar novas soluções e práticas para a Administração Pública portuguesa.
sexta-feira, 8 de Maio de 2009