Qualidade
Bárbara Rosa Santos: "As mudanças não se fazem num só dia"
Entrevista publicada na Revista Interface Administração Pública, N.º 163, Edição 52, Março de 2010
Em entrevista à Interface, a Vogal do Conselho Directivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), Bárbara Rosa Santos, falou do actual estado da gestão de conhecimento e aprendizagem organizacional no sector público. Na sua opinião, a gestão do conhecimento visa, acima de tudo "conhecer e ouvir aqueles a quem a nossa AP serve - os nossos cidadãos e as nossas empresas -, pois só dessa forma se pode melhorar continuamente a qualidade dos serviços públicos prestados".(pdf, 424 KB)


Sistema eleitoral e qualidade da Democracia

Revista Eleições, n.º 12, Ministério da Administração Interna (Portugal), Novembro de 2009
Este número da revista é temático e subordinado ao tema “Sistema eleitoral e qualidade da Democracia”, organizado por André Freire e Manuel Meirinho e dedicado à análise e debate de um recente estudo académico sobre a reforma do sistema eleitoral da Assembleia da República. (pdf, 1,62 MB)


A Gestão de Recursos Humanos como Fator para o Alcance da Qualidade nas Organizações
Maria de Fátima Santos de Araújo e José Silvano Neves, in CAOS - Revista Brasileira Eletrônica de Ciências Sociais ISSN (1517-6916), Número 14, Pág. 15 a 29, Setembro de 2009
Neste documento os autores apresentam os resultados da investigação que realizaram junto dos servidores/funcionários públicos do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba com vista a perceber o que pode ser feito para melhorar o desempenho do sector público. (pdf, 76 KB)


A Sector Qualification Strategy for Central Government
Government Skills (Reino Unido), Novembro de 2008
Este relatório anuncia a estratégia encetada pelo Governo do Reino Unido para a promoção de competências profissionais dos funcionários públicos desde Abril de 2008, com vista à qualificação daqueles trabalhadores, possibilitando que estes desenvolvam competências técnicas e profissionais e progridam na carreira, ao mesmo tempo, que contribuem para o aumento da qualidade dos serviços públicos do país. (pdf, 132 KB)


Elaboração Participada de Planos Directores de Formação e Identificação de Competências na Administração Local
AMBT - Associação de Municípios do Baixo Tâmega (Portugal), 30 de Junho de 2008
Este é o relatório final do estudo da AMBT cujo principal objectivo é introduzir nos municípios integrantes da Associação uma nova abordagem ao Diagnóstico de Necessidades de Formação e, simultaneamente, iniciar uma aproximação a novos perfis profissionais no nível de administração em causa, muito em particular o caso do animador de redes/sistemas de comunicação. (pdf, 936 KB)

Lista de Normas Portuguesas, Europeias e Internacionais 
IPQ - Instituto Português da Qualidade (Portugal), Junho de 2008
Esta é a edição de Junho da publicação do IPQ relativa às Normas Portuguesas recentemente editadas e anuladas, às Normas Europeias adoptadas como Normas Portuguesas e às Normas Europeias e Internacionais publicadas e já disponíveis. (pdf, 128 KB) 


American Customer Satisfaction Index/E-Government Satisfaction Index
ForeSee Results (EUA), 18 de Março de 2008
Estudo sobre a satisfação dos norte-americanos face ao e-Government. Segundo a consultora norte-americana ForeSee Results, o nível de contentamento dos cidadãos nos EUA relativamente aos portais da Administração Pública tem vindo a decrescer nos últimos tempos. (pdf, 1,12 MB) 


Building a bright future
CEN Networking (Europa), Fevereiro de 2008
Esta publicação debruça-se sobre a melhoria contínua do Sistema Europeu de Normalização e o projecto "The Future Landscape of European Standardization" (FLES) desenvolvido em parceria com o CENELEC (Comité Europeu para a Normalização. Electrotécnica). (pdf, 308 KB) 


Second strategic review of Better Regulation in the European Union
Comissão Europeia (Europa), 30 Janeiro 2008
A segunda análise estratégica do programa europeu de regulamentação mostra que a estratégia de simplificação do ambiente regulamentar está a conseguir resultados. A Comissão tenciona prosseguir nesta direcção e, na presente comunicação, apresenta os próximos passos a serem tomados, tais como o reforço do sistema de avaliação de impacto ou a continuação do programa de simplificação e de acção para reduzir os encargos administrativos. (pdf, 172 KB)


2009-2010 Education Care Criteria for Performance Excellence
Baldrige National Quality Program (EUA), Janeiro de 2008
Os Critérios de Excelência do Desempenho do Programa norte-americano de Qualidade do Baldrige fornecem aos serviços educativos dos EUA uma perspectiva para a compreensão, comunicação e partilha das melhores práticas de gestão entre as organizações. (pdf, 3,08 MB)

2009-2010 Criteria for Performance Excellence
Baldrige National Quality Program (EUA), Janeiro de 2008
Os Critérios de Excelência do Desempenho do Programa norte-americano de Qualidade do Baldrige fornecem às empresas e organizações sem fins lucrativos uma perspectiva para a compreensão, comunicação e partilha das melhores práticas de gestão entre as organizações. (pdf, 3,35 MB)

O Projecto Madeira Specialist
Pedro Moita, Director-Geral APAVTForm (Portugal), Janeiro de 2008
Neste documento Pedro Moita apresenta o “Madeira Specialist”, projecto de formação em e-learning destinado a dotar os agentes de viagens com conhecimentos e know-how acerca do destino turístico Madeira. (pdf, 204 KB)


Balanço Social das Autarquias Locais relativo a 2008
DGAL - Direcção-Geral das Autarquias Locais (Portugal), , 2008
O documento, que reúne informação prestada pelos municípios sobre os seus 126.863 trabalhadores, permite aferir que cerca de 26% dos trabalhadores da administração local tem menos de 35 anos de idade e, destes, 26% por cento pertence à carreira de técnico superior e que existe uma melhoria das qualificações nos novos recrutamentos efectuados. (pdf, 1,63 MB)


The Matrix: Comparative Review of Quality Management in Public Administrations in the EU Member States
Gordana Zurga, IPSG (Eslovénia), 2008 
Este documento apresenta um quadro comparativo de gestão da Qualidade nas Administrações Públicas entre os países membros da União Europeia. (pdf, 180 KB)


A Qualidade de Vida no Trabalho do Servidor Público da Administração Estadual e o Papel do Gerente de Recursos Humanos
Mário Augusto Porto, GAB-LSBolonine, 19 de Dezembro de 2006
Este artigo tem por objectivo sensibilizar o responsável pelos recursos humanos das secretarias estaduais do Brasil para a importância da implementação de programas que tenham um impacto positivo na melhoria da qualidade de vida dos servidores. (pdf, 156 KB)


A Gestão de Competências na Modernização da Administração Pública
José Alberto Brioso e Pedro Santos Instituto de Informática, Ministério das Finanças e da Administração Pública, in 4º Congresso Nacional da Administração Pública (Portugal), 2 e 3 Novembro de 2006
Esta apresentação caracteriza as medidas de modernização no que toca à reestruturação dos modelos de gestão das competências da Administração Pública tendo em vista a optimização dos recursos humanos. (pdf, 1,91 MB)


A Administração Pública do século XXI: Aprendizagem organizacional, mudança comportamental e reforma administrativa

César Madureira e Miguel Rodrigues do INA - Instituto Nacional de Administração, COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E GESTÃO, VOL. 12, N.º 2, 153-171 (Portugal), 2006
Este artigo pretende salientar a importância da Aprendizagem Organizacional, e consequentemente da mudança comportamental, no contexto da reforma da Administração Pública no século XXI. Para tal faz uma breve resenha sobre a evolução dos mais proeminentes paradigmas da Ciência Administrativa da segunda metade do século XX, apresenta o conceito de Aprendizagem Organizacional e explora a questão da importância da mudança dos comportamentos no contexto da reforma administrativa. (pdf, 96 KB)


Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European
Higher Education Area European Association for Quality Assurance in Higher Education Helsinki (Finlândia), Fevereiro de 2005
Este relatório visa dar a resposta para o duplo mandato conferido à ENQA no comunicado de Berlim, de Setembro de 2003 para desenvolver um conjunto de normas, procedimentos e orientações para explorar maneiras de garantir um sistema adequado de avaliação do ensino e garantir a sua qualidade. (pdf, 208 KB)


Quality in e-learning: Use and dissemination of quality approaches in European e-learning
European Quality Observatory (Alemanha), Janeiro de 2005 
O presente estudo analisa as respostas de 1.750 pessoas inquiridas sobre a qualidade do e-Learning na Europa, bem como as oportunidades e dificuldades de desenvolvimento para uma aprendizagem à distância de qualidade. (pdf, 768 KB)


Education for All - Global Monitoring Report 2005 - The Quality Imperative
UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2005
Este relatório analisa a investigação sobre os múltiplos factores que determinam a qualidade na educação e traça as principais políticas para melhorar o ensino e aprendizagem, monitorizando a ajuda internacional para a educação e o progresso no âmbito dos seis objectivos do Educação para Todos, para os quais mais de 160 países se comprometeram, em 2000, no Fórum Mundial de Educação. (pdf, 3.51 MB)


O Balanced ScoreCard (BSC) no Sector Público
José Maria Pedro, Director do Núcleo de Sistemas de Informação da Inspecção-Geral de Finanças, in Revista Informação e Informática, Nº 28, 2004
Neste artigo o autor foca a necessidade urgente do sector público de adoptar novos instrumentos de gestão como o BSC, que pressupõe uma visão horizontal de processos estruturados e orientados para o cidadão e para as empresas. (pdf, 1,35 MB)


A evolução da qualidade na Administração Pública Portuguesa
Maria Inês Olasco, Cadernos BAD2 (Portugal), 2004
Neste documento faz-se uma análise de como os sucessivos governos, desde 1974, têm encarado
a questão da qualidade, que entendimento têm deste conceito e de que forma promovem o cumprimento deste objectivo. (pdf, 420 KB)


Going from the Unacceptable to Exceptional: The How and Why of Balanced Scorecarding
Leo Voskamp, in DM Review, Outubro de 2003
Neste artigo foca-se o Balanced Scorecarding, um método de medir as actividades e resultados para a gestão eficaz de desempenho bastante popular nos negócios de Business Intelligence. Este método permite que os empregados a todos os níveis da organização para avaliar rapidamente o seu desempenho no que se refere às metas e objectivos que foram estabelecidos por eles. (pdf, 264 KB)


Qualidade do Atendimento na Administração Pública do Estado de Goiás: Análise Comparativa da Eficiência da Central Integrada de Atendimento ao Cidadão
Ovídio Alberto Rodriguez Laraich, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (Brasil), 19 de Julho de 2002
Esta dissertação, apresentada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, desenvolve uma metodologia para a medição da satisfação dos utilizadores dos serviços públicos e estabelece parâmetros de comparação entre as diversas instalações estudadas com o objectivo de verificar os sistemas de atendimento, apresentando sugestões para a melhoria dos serviços públicos nos órgãos do Governo do Estado de Goiás, Brasil. (pdf, 876 KB)


Balanced ScoreCard no Sector Público
YellowScire - Consultoria e Soluções informáticas (Portugal)
Neste documento define-se o conceito de Balanced ScoreCard como um instrumento de gestão muito popular que pressupõe uma visão horizontal de processos estruturados e orientados para o cidadão e para as empresas, comparando a aplicação deste instrumento no sector público e no sector privado. (pdf, 780 KB)