Sistema de videoconferência e telemedicina para o INML, IP
Entidade: Instituto Nacional de Medicina Legal, I. P.
Destinatários/Beneficiários potenciais: O INML, IP tem dois tipos de necessidades. Por um lado, a necessidade de efetuar comunicações com os tribunais, no âmbito de processos judiciais e por outro, a possibilidade de efetuar comunicações internas, em alta resolução, com o intuito de efetuar uma apreciação científica de casos à distância (Telemedicina) permitindo o acesso remoto a especialistas, para obtenção, em tempo real, de confirmação de diagnósticos e perícias médicas, fazendo uso da transferência e partilha de informação à distância Os destinatários são o próprio INML,IP e os tribunais. Os principais beneficiários, em última análise, serão os cidadãos que usufruirão de uma justiça mais célere.
Ponto de Situação: Concluído
Custos envolvidos: Os custos associados são os custos de aquisição dos equipamentos e dos recursos humanos afetos à implementação do projeto, que equivalem ao valor aprovado de cerca de 188.000,00€
Taxionomia
Desenvolvimento de soluções de comunicação integradas com vista à promoção da inovação organizacional e de gestão.
Descrição pormenorizada
A qualidade da atividade pericial desenvolvida é garantida pela deslocação de recursos humanos para os diversos serviços médico-legais, criando por vezes, dificuldades na sua gestão. A preservação desta qualidade nos serviços prestados através do reforço dos mecanismos de comunicação à distância entre peritos, permitiu, por um lado, alcançar uma diminuição na perda de tempo e de recursos em deslocações e, por outro, abrir um leque de utilização de um conjunto de serviços baseados em novas tecnologias, aproveitando as infraestruturas já disponíveis, que consolidaram a qualidade dos serviços presentemente prestados à comunidade. Foram, desta forma, criadas condições para acesso a mecanismos de validação de diagnósticos e atos médicos à distância, de partilha de informação profissional e científica, incluindo formação, de registo de sessões para futura análise e de partilha de conteúdos em tempo real.
No âmbito de processos judiciais, os peritos do INML, IP são também frequentemente chamados a depor. Os seus depoimentos são legalmente aceites quando efetuados via sessão de videoconferência, sendo que esta situação, por seu turno, poupou tempo e recursos despendidos em deslocações. O mesmo cenário aconteceu com algumas das reuniões semanais do Conselho Diretivo do INML, IP, que passaram a ser realizadas com o recurso a sessões de videoconferência, evitando, quando possível, deslocações consecutivas dos seus membros.
Assim a instalação dos equipamentos pelos diversos serviços desconcentrados do INML,IP, permitiu melhorias de eficiência e diminuição de custos.
Tecnologia
1) Videoconferência com partilha de conteúdos, que permite, para além de efetuar ligações de voz e imagem, partilhar conteúdos multimédia.
2) Videoconferência de alta definição. Este sistema tem as possibilidades do anterior, mas com transmissão de imagem em alta definição.
Resultados
Concretizou-se uma diminuição, na sua globalidade, dos custos de funcionamento associados à redução de deslocações em serviço bem como um incremento na eficiência na análise de casos clínicos, fruto da modernização administrativa e tecnológica, consequentemente contribuindo para a celeridade da justiça. Aos ganhos na diminuição dos custos associados a deslocações devem somar-se os ganhos de produtividade do pessoal técnico que advém da ausência das referidas deslocações. Estes ganhos temporais, que permitem a continuação no local de trabalho, sendo de difícil quantificação, permitiram um ganho relevante de produtividade.

Ponto de Contacto
Prof. Dr. Francisco Corte Real
Vogal do Conselho Diretivo
fcortereal@inml.mj.pt
Telf 239 854 220