Simuladores de Faturação e de Rotulagem de Eletricidade da ERSE

Título
Simuladores de Faturação e de Rotulagem de Eletricidade.
 
Entidade
ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
 
Entidades parceiras
Empresa responsável pelo desenvolvimento da solução: VIATECLA, SA.

Destinatários/Beneficiários potenciais
Consumidores de energia
 
Ponto de Situação
Concluído.

Taxionomia
Serviços disponibilizados aos consumidores de energia.
 
Descrição breve
A disponibilização destes enquadra-se no âmbito das competências da ERSE na proteção dos direitos e os interesses dos consumidores, em relação a preços, à forma e qualidade da prestação de serviços, promovendo a sua informação, esclarecimento e formação.
Ambos os simuladores foram desenhados para apresentar um ambiente diferenciador do ponto de vista visual e de interação (face às abordagens anteriores, baseadas em ficheiros em formato Excel, pouco apelativas junto do utilizador comum).

Descrição pormenorizada
O fluxo seguido em ambos os simuladores é idêntico: (i) entrada de dados, (ii) aplicação de algoritmo de avaliação e (iii) apresentação de resultados. No desenvolvimento dos simuladores houve a preocupação de garantir a possibilidade alteração (de forma autónoma pela ERSE), do algoritmo de cálculo bem como dos parâmetros de entrada que, no nosso caso poderão variar com alguma frequência tendo em conta novos comercializadores que entrem/saiam do mercado, quer as ofertas comerciais que têm o seu ciclo de vida próprio.
Objetivo do Simulador de Faturação: Sugerir a cada cliente em Média Tensão (MT) e Baixa Tensão Especial (BTE) dos Açores e da Madeira a melhor opção tarifária de que dispõe, minimizando o valor anual da sua fatura de eletricidade e apoiar os clientes em Muito Alta Tensão (MAT), Alta Tensão (AT), MT e BTE do continente a escolher um novo fornecedor durante a fase de extinção da tarifa do comercializador de último recurso.
Objetivo do Simulador de Rotulagem: Permitir aos consumidores conhecer a origem (fontes de energia) e as emissões de CO2 e de resíduos radioativos decorrentes do seu consumo de eletricidade, comparando-as com outras situações típicas.
 
Tecnologia
O projeto foi desenvolvido com recurso a fornecedores externos (mencionados no capítulo Entidades Parceiras).
Os simuladores foram implementados através da tecnologia Microsoft Silverlight para o ambiente web, tendo sido utilizado para a Gestão de conteúdos o Gestor de de conteúdos e Workflow Scriptor Server.
 
Ponto de Contacto
Ana Peralta
aperalta@erse.pt

Sistemas de Informação - Direção de Administração Geral 
 
Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
Rua Dom Cristóvão da Gama, 1 - 2.º
1400-113 Lisboa
Tel.  + 351 213 033 201
www.erse.pt

Site
Simulador de Faturação: http://simuladores.erse.pt/facturacao
Simulador de Rotulagem de Eletricidade: http://simuladores.erse.pt/rotulagem