Serviço de CAD Management
O "Serviço de CAD Management" é um projecto de melhoramento da qualidade dos serviços prestados nas áreas do atendimento geral, atendimento do serviço de águas e atendimento do serviço de obras particulares baseado nas novas tecnologias.

Iniciativa: Serviço de CAD Management
Entidade:  Departamento de Modernização Administrativa e Gestão de Informação da Câmara Municipal de Lisboa
Destinatários/Beneficiários: Qualquer cidadão que queira utilizar os serviços municipais
Categoria: Tecnologias de Informação
Ponto de Situação: Concluído


A Câmara Municipal de Lisboa desenvolveu um projecto de implementação de um modelo centralizado, baseado em Tecnologias da Informação (TI), de licenciamento e gestão em tempo real de aplicações de Desenho Assistido por Computador (CAD) e apoio total ao universo de 600 utilizadores existentes na Câmara Municipal de Lisboa.

O projecto desenvolve novas formas de trabalho dentro da Organização, designadamente, a gestão é efectuada por objectivos, os utilizadores são vistos como clientes e dá-se particular relevo aos métodos que recorrem às TI, promovendo a substituição do suporte papel por meios electrónicos.

O projecto articula-se com diversos serviços, verificando-se uma interacção e partilha dinâmica de conhecimentos, sendo desenvolvidas inúmeras actividades aproveitando a colaboração de funcionários qualificados, nomeadamente arquitectos e engenheiros, em questões intimamente ligadas à sua actividade, funções ou formação.

Na Câmara a Modernização Administrativa tem um Departamento consagrado. O projecto de CAD Management concretiza essa Missão de Modernização nos moldes referidos na CAF.

A Câmara vê reconhecido o seu esforço de Modernização, captando o apoio externo através de parcerias que apostam no esforço, trazendo benefícios para a Organização.

O projecto de CAD Management respeita os princípios da CAF, sendo orientado por estratégias documentadas, nomeadamente no Plano Informático Municipal, utilizando mecanismos de avaliação.

Os métodos inovadores utilizados para atingir os objectivos específicos da área do CAD têm um grande potencial de replicação dentro da organização. Por outro lado, a sua divulgação no exterior poderá ainda servir de exemplo de eficiência a outras entidades.

Resultados
  • Economia significativa de recursos financeiros. Os custos de manutenção deverão ficar próximos dos 15 por cento devido à gestão centralizada;
  • Redução do número de técnicos especializados em CAD Management a 1 para 600 utilizadores graças ao recurso das TIC e ao formato baseado na Intranet;
  • Mais de 95 por cento dos utilizadores trabalham com ferramentas CAD;
  • Apoio significativo às TI, sendo as aplicações instaladas de acordo com as tarefas executadas pelos funcionários;
  • Aumento do nível de eficiência dos funcionários que usam tecnologia CAD, permitindo o controlo de dados financeiros em tempo real e uma gestão mais transparente;
  • Substituição gradual da utilização do papel como suporte para desenhos técnicos pelo formato DWF (gratuito), que se traduz, simultaneamente, numa redução dos custos e numa medida de protecção ambiental.Criação do Portal CAD, que promove as TI junto dos funcionários como meios de trabalho interactivos.
Ponto de Contacto

Jorge Hipólito Baptista
dmagi@cm-lisboa.pt

 Fonte: Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL)