SNIRH - Sistema de Vigilância e Alerta de Recursos Hídricos – SVARH
O SVARH  é um subsistema do SNIRH que permite efetuar a gestão de situações de risco (cheias, poluição da água). Este sistema tem como principais destinatários agentes de proteção civil, como a Autoridade Nacional de Proteção Civil e os seus serviços distritais e municipais, autoridades espanholas na gestão de cheias para os rios transfronteiriços, entidades gestoras de barragens, e técnicos da APA.

Título
SNIRH - Sistema de Vigilância e Alerta de Recursos Hídricos – SVARH

Entidade
Agência Portuguesa do Ambiente (APA)
 
Destinatários/Beneficiários potenciais
O SVARH  é um subsistema do SNIRH que permite efetuar a gestão de situações de risco (cheias, poluição da água). Este sistema tem como principais destinatários agentes de proteção civil, como a Autoridade Nacional de Proteção Civil e os seus serviços distritais e municipais, autoridades espanholas na gestão de cheias para os rios transfronteiriços, entidades gestoras de barragens, e técnicos da APA. Este sistema permite a salvaguarda da população em situação de cheias, pelo que a população é o principal benificiário do sistema.

Ponto de Situação
Concluído

Custos envolvidos
99 000 € 
 
Descrição breve
A intervenção no SVARH incidiu sobre as componentes - cliente, gestão e servidor, visando a sua atualização e desenvolvimento. A introdução de novas ferramentas gráficas, com informação estatística e georeferenciada e integração em tempo-real dos modelos hidrológicos e hidráulicos que estão na base à tomada de decisão. Integração destaca-se, ainda, a interface com o utilizador orientada para a simplificação na interpretação da informação disponível no sistema. Inclui a integração dos dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos – SNIRH – para a consulta de dados históricos. Integração dos dados disponibilizados por entidades externas – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Espanha entre outros. 

Descrição pormenorizada
O projecto teve como principais objectivos:

  • A evolução funcional do sistema RIOS, através da otimização ou correção de funcionalidades existentes e da introdução de novas funcionalidades, identificadas como fundamentais à adequada exploração do sistema.
  • A evolução tecnológica do sistema, através da atualização da plataforma que suporta a execução do software, do sistema de gestão e integração de base de dados e dos componentes base (“framework”) de suporte à arquitetura e funcionalidades das aplicações do sistema.

Funcionalmente, o sistema pretende dar resposta aos requisitos funcionais identificados pela APA e detalhadas no Caderno de Encargos, destacando-se:

  • A introdução de novas capacidades de representação numérico-gráfica da informação;
  • A atualização, homogeneização e melhoria da usabilidade e do modelo de apresentação de informação técnica nas aplicações PC/Forms e PDA/Mobile;
  • A melhoria do sistema de gestão e controlo de utilizadores;
  • A integração de dados externos do Instituto de Meteorologia, em tempo (quase) real, na base de dados SNIRH, e a definição, gestão e representação dos respetivos parâmetros hidro-meteorológicos.
  • A incorporação, integração e representação de novos modelos de simulação hidrológica e hidráulica.

  
Próximas Acções

SVARH - AVISO
A cartografia de inundação e de risco de inundação, produzida ao abrigo da diretiva europeia 2007/CE/60, permitiu identificar os elementos expostos em cada Zona Critica, nomeadamente – hospitais, escolas, indústrias, bombeiros, entre outros. A associação destes elementos aos alarmes definidos no SVARH permitirá melhorar a informação contida nos avisos, espoletar ações adequadas de preparação visando a salvaguarda aos diferentes elementos expostos, bem como à população residente nas áreas inundáveis.
Pretende-se com este desenvolvimento e atualização aplicacional do módulo de disponibilização do SVARH, a melhoria da informação contida nos avisos disponibilizados aos agentes de proteção civil.

SVARH - SNIRH
Pretende-se desenvolver o SVARH-SNIRH, onde se propõe atuar ao nível da disponibilização de “Alerta de Inundação” à população de modo a potenciar a preparação da mesma para uma eventual situação de risco. De que modo? Desenvolver e atualizar o módulo SVARH no portal do SNIRH com inclusão da seguinte informação das estações hidrometeorológicas no sistema de vigilância:
Dados atuais das estações que têm definidos níveis de alarme;
Estado de alerta, correspondente ao nível de alarme atingido;
A informação deve estar georreferenciada, deve ser de fácil interpretação para qualquer cidadão e deve conduzir, quando necessário, a um aumento do estado de vigilância da população.
 
Ponto de Contacto
Directora de Departamento – Eng. Felisbina Quadrado
E – mail : maria.quadrado@apambiente.pt
 
Resultados
Melhoria da informação hidrológica e hidráulica disponibilizada aos agentes de proteção civil, através da simplificação da informação técnica, de forma a facilitar a tomada de decisão em eventos de cheias.

Última atualização: 04-04-2016