SIMER – Sistema de Informação de Mercados da ERSE
Título
SIMER – Sistema de Informação de Mercados da ERSE
Entidade
ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
Entidades parceiras
Empresa responsável pelo desenvolvimento da solução: Devscope – Soluções de Sistemas e Tecnologias de Informação, S. A.
Destinatários/Beneficiários potenciais
ERSE
Entidades do Sector
Ponto de Situação
Concluído.
Taxionomia
Solução de suporte à submissão de informação regulamentar pelas empresas do sector, bem como a respetiva análise.
Descrição breve
A ERSE dispõe de uma solução de Business Intelligence, desenvolvida à medida, denominada Sistema de Informação de Mercados (SIMER). Esta solução é utilizada na supervisão dos mercados de energia, tratando um volume elevado de dados, muitos de natureza confidencial.
Descrição pormenorizada
Com a integração, a 1 de Julho de 2007, das empresas portuguesas do sector elétrico no Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL), a ERSE sentiu a necessidade de implementar mecanismos de supervisão sobre os mercados de energia, de modo a monitorar as ofertas e os comportamentos em mercado dos diversos agentes. Foi esta necessidade que motivou o desenvolvimento do SIMER.
O SIMER permite o cruzamento de dados de forma automatizada, ao invés do que acontecia anteriormente em que se tornava necessária uma forte intervenção manual. A solução implementada permite trabalhar de uma forma eficiente e rápida um volume significativo de dados, preparando informação para se ter conhecimento, algo de crítico para as atividades de monitorização e supervisão.
O sistema recebe e consolida informação de diversas fontes, tendo sofrido várias evoluções desde a sua entrada em produção em maio 2008.
Tecnologia
O projeto foi desenvolvido com recurso a fornecedores externos (mencionados no capítulo Entidades Parceiras).
Para a implementação da Iniciativa foram utilizadas as seguintes plataformas:
- Microsoft SQL Server 2008 R2 (ANALYSIS SERVICES, INTEGRATION SERVICES, REPORTING SERVICES)
- Microsoft Office SharePoint Server 2013 / Performance Point 2013 (Portal SIMER e Dashboards)
Próximas Acções
Não Planeadas.
Ponto de Contacto
Ana Peralta
aperalta@erse.pt
Sistemas de Informação - Direção de Administração Geral
Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
Rua Dom Cristóvão da Gama, 1 - 2.º
1400-113 Lisboa
Tel. + 351 213 033 201
www.erse.pt
Resultados
O impacto imediato do SIMER foi o de contribuir para aumentar a eficiência da supervisão e, como tal, para o bom funcionamento dos mercados e para o reforço da confiança dos agentes, em particular os consumidores.
Podemos identificar como resultados principais da utilização do sistema:
- Aumento do grau de automatização do processo de receção, carregamento e tratamento de dados;
- Reforço da capacidade de supervisão, promovendo o aumento de compliance;
- Aumento da qualidade da informação permitindo a redução do tempo de intervenção no âmbito das competências de supervisão.