SIGN – Sistema de Informação de Gás Natural na ERSE
Desde 2009 que a ERSE dispõe de uma solução, desenvolvida à medida, denominada Sistema de Informação de Gás Natural (SIGN), que pretende assegurar todo o ciclo de vida da informação, desde a sua submissão pelas Entidades Reguladas do Sector do Gás Natural (ER) até à sua análise pelos colaboradores da ERSE.

Título
SIGN – Sistema de Informação de Gás Natural da ERSE

Entidade
ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
 
Entidades parceiras
Empresa responsável pelo desenvolvimento da solução: ARMIS - Sistemas de Informação, Lda.

Destinatários/Beneficiários potenciais
ERSE - Entidades do Sector no que diz respeito à submissão de informação regulamentar do sector do gás natural.
 
Ponto de Situação
Concluído.

Taxionomia
Solução de suporte à submissão de informação regulamentar pelas empresas do sector, bem como a respetiva análise.
 
Descrição breve
Desde 2009 que a ERSE dispõe de uma solução, desenvolvida à medida, denominada Sistema de Informação de Gás Natural (SIGN), que pretende assegurar todo o ciclo de vida da informação, desde a sua submissão pelas Entidades Reguladas do Sector do Gás Natural (ER) até à sua análise pelos colaboradores da ERSE.
Desde a sua génese que o SIGN teve como objetivos a simplificação e a agilização dos métodos de receção, processamento, consulta e produção de informação.
 
Descrição pormenorizada
A solução que suporta o Sistema de Informação do Gás Natural (SIGN) tem as seguintes vertentes:

  • Recolha de informação das Entidades Reguladas (ER);
  • Validação e armazenamento da informação recolhida;
  • Análise da informação recolhida com vista à produção de relatórios, etc.

O Projeto de implementação (SIGN 2.0), desenvolvido durante o ano de 2014, pretendeu contemplar quer as necessidades de negócio decorrentes da última alteração regulamentar, quer outras que têm vindo a ser reportadas pelos utilizadores da ERSE, bem como requisitos técnicos necessários à gestão aplicacional e de infraestrutura.
Tendo em conta a abrangência da informação a submeter pelas empresas, optou-se por efetuar uma disponibilização faseada. Esta opção veio a revelar-se decisiva na resposta atempada às dúvidas e dificuldades de utilização iniciais dos utilizadores, garantindo a adesão à nova solução.
 
Tecnologia
O projeto foi desenvolvido com recurso a fornecedores externos (mencionados no capítulo Entidades Parceiras).
Para a implementação da Iniciativa foram utilizadas as seguintes plataformas: Microsoft SharePoint 2007, Microsoft. Net e Microsoft SQL Server 2008.

Próximas Acções
Não Planeadas.
 
Ponto de Contacto
Ana Peralta
aperalta@erse.pt

Sistemas de Informação - Direção de Administração Geral 
 
Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
Rua Dom Cristóvão da Gama, 1 - 2.º
1400-113 Lisboa
Tel.  + 351 213 033 201
www.erse.pt

Resultados

  • Melhoria na experiência de utilização do interface disponibilizado para a submissão de informação pelas empresas do setor do gás natural;
  • Otimização dos processos internos de receção e tratamento da informação rececionada pela ERSE, reduzindo a necessidade de execução de tarefas manuais e facilitando o controlo da informação;
  • Atualização da informação solicitada no decorrer de alterações a regulamentos (Ex. Regulamento de Qualidade de Serviço Comercial).