SIG - Sistema de Informação Geográfica da Ribeira Grande
Projeto de integração e compatibilização da informação geográfica existente, a criação do projeto SIG da autarquia, o desenvolvimento de ferramentas de acesso, pesquisa e análise dos dados da Intranet/Internet e disponibilização de soluções WebSIG de Informação Geográfica na Web.
Entidade: Câmara Municipal da Ribeira Grande
Destinatários/Beneficiários potenciais: Munícipe, cidadão comum, entidades públicas e privadas.
Ponto de Situação: Em curso
Presentemente já se fez a implementação do serviço de Plantas de Localização, Consulta aos Planos Municipais de Ordenamento do Território. Está ainda em falta por concluir o Roteiro Municipal com informação turística, carta de equipamentos e Gestão Urbanística.
Custos envolvidos
Este projeto teve um custo de 43.450,00€ (Quarenta e Três Mil Quatrocentos e Cinquenta Euros) e foi financiado pelo projeto Proconvergência Açores em 80% tendo ficado o restante valor a cargo da autarquia.
Taxionomia
Este projeto apresenta uma taxonomia das aplicações de SIG que ajudam os diversos sectores da própria administração municipal e mesmo governamental.
Neste projeto serão desenvolvidas várias ações de várias áreas tais como:
Proteção Civil, Turismo, Finanças, aplicações para administração local, Bombeiros, Polícia, Património, Transportes, etc;
Descrição breve
Projeto de integração e compatibilização da informação geográfica existente, a criação do projeto SIG da autarquia, o desenvolvimento de ferramentas de acesso, pesquisa e análise dos dados da Intranet/Internet e disponibilização de soluções WebSIG de Informação Geográfica na Web.
As atividades que constam deste projeto são:
1 – recolha e tratamento da informação geográfica;
2 – desenvolvimento das soluções websig;
3 – manutenção do projeto.
Por fim será desenvolvida a PIG – plataforma de informação geográfica, interface para disponibilização de dados e de serviços de inf. geográfica.
Descrição pormenorizada
A Câmara Municipal da Ribeira Grande pretende implementar uma solução que integra e compatibiliza a informação geográfica existente e dispor de ferramentas de acesso, pesquisa e análise dos dados de suporte aos processos nos domínios de Planeamento Urbanístico e Ordenamento do Território com o desenvolvimento de uma plataforma de informação geográfica (PIG), para a disponibilização de serviços de Informação Geográfica na Intranet e Internet, dando resposta assim ao cumprimento da Lei 56/2077 de 31 de Agosto que estabelece que os municípios devem proceder à transcrição digital georreferenciada de todo o conteúdo documental por que são constituídos os planos municipais de ordenamento do território, disponibilizando-o nos respectivos sítios electrónicos.
Principais factores que motivaram a decisão de avançar com o projeto:
Dar resposta às necessidades dos munícipes com a consulta e pesquisa do território do concelho com o apoio à informação geográfica existente (nome de rua, freguesia, localização, estradas, etc), nomeadamente com a disponibilização do tipo de ocupação do solo e intenções de desenvolvimento para o local (Plano Director Municipal)
Tecnologia
WebGis e base de dados. Sistema de Gestão de base de dados para armazenamento e processamento de dados espaciais através da aplicação PostGis+ PosgreSQL.
Com integração de outros sistemas de gestão de base de dados open source tal como MySQL e SQLServer.
Os serviços de geoprocessamento assentam num servidor Web Open Source: geoserver, onpenlayers e mapserver.
Recomendações
Recomenda-se que se tenha um levantamento exaustivo de toda a informação que se pretende disponibilizar para além de ser necessário ter a noção clara de todo o trabalho e informação que se pretende divulgar.
Prever a atualização e dinamização de todo o processo mesmo depois da sua implementação com a disponibilização de mais informação e de recursos humanos.
Desenvolver ligações diretas com outras entidades na na divulgação da utilização da informação disponibilizada.
Prever uma ligação direta com o utilizador para sugestões, recomendações ou resolução de possíveis dúvidas e/ou dificuldades que possam surgir.
Próximas Ações
Aplicações de divulgação de turismo, obras municipais, obras particulares com funções de trabalho internam como gestão de património, equipamentos, etc.
Anexos
http://www.i-gov.org/index.php?article=17397&visual=2&id=47&subject=133
http://www.cm-ribeiragrande.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2220%3Acamara-implementa-sistema-de-informacao-geografica&catid=57%3Anoticias-em-destaque&Itemid=81&lang=pt
http://ideia.azores.gov.pt/PT/Documents/Documenta%C3%A7%C3%A3o%20Newsletter/2012/Newsletter%20Mar%C3%A7o.pdf
Resultados
Com este projeto conseguimos que os munícipes tenham o conhecimento dos instrumentos de planeamento em vigor e as condições gerais a que devem obedecer as operações urbanísticas, nomeadamente de construção e edificação no território, sem para tal terem que se dirigir fisicamente à Câmara.
Internamente a informação passou a ser divulgada e acedida por um número muito maior de funcionários para além de agilizar os processos que dependiam de informação geográfica.
Site
http://www.cm-ribeiragrande.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2219&Itemid=64&lang=pt
Ponto de Contacto
Catarina Pacheco Vieira
Arquiteta
Câmara Municipal da Ribeira Grande
Tef (0351) 296470750
email: sig@cm-ribeiragrande.pt
Ùltima atualização a 4 de Maio de 2012