Projecto de informatização dos serviços de Bloco Operatório, Internamento e reestruturação do Data-Center
Modernização dos Serviços de prestação de cuidados de saúde das áreas de Internamento e Bloco Operatório da Unidade de Caldas da Rainha – Centro Hospitalar Oeste Norte.
Entidade: Centro Hospitalar Oeste Norte (Caldas da Rainha)
Destinatários/Beneficiários potenciais: Modernização dos Serviços de prestação de cuidados de saúde das áreas de Internamento e Bloco Operatório da Unidade de Caldas da Rainha – Centro Hospitalar Oeste Norte, proporcionando aos utentes que aí recorrem, tratamentos diferenciados com qualidade acrescida e eficácia (rápida e objectiva) de registos clínicos disponíveis/ a disponibilizar.
Ponto de Situação : Foi opção do CHON, apostar/investir unicamente na componente Reestruturação do DataCenter, pela mesma aproximar a Instituição a uma era tecnológica válida, possibilitando a informatização de toda a estrutura hospitalar (que hoje é constituído por 4 unidades hospitalares, fisicamente dispersas entre si.

Descrição pormenorizada
Modernização dos Serviços de prestação de cuidados de saúde das áreas de Internamento e Bloco Operatório da Unidade de Caldas da Rainha – Centro Hospitalar Oeste Norte, através da implementação de um sistema de informação global integrado.
O projecto irá contribuir para a redução de custos públicos de contexto, aumentando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, através da via de desmaterialização de processos e/ou melhor afectação de recursos humanos da Instituição.

Tecnologia
Tecnologia associada ao projecto – A solução proposta usou equipamentos activos de rede da Nortel
Networks, equipamentos de cobre da Systimax CAT5 e CAT6.
E uma unidade de climatização (unidade de tratamento de ar) marca Liebert com inscrição na Eurovent e Certificação ISSO 9001, modelo Hiross HPM S07UA.
Recomendações
A solução proposta foi elaborada tendo em conta os requisitos técnicos apresentados pelos técnicos de informática do CHCR em relação à segurança, condições ambientais e ligações de rede.
As ligações de rede deverão estar em conformidade com as normas ethernet, no caso do CHCR uma estrela a partir do Core de rede, de forma a assegurar necessidades de débito e em termos de velocidade de transmissão de dados.
A restruturação do Data-Center depende de vários outros factores relacionados com equipamentos de Core, como anos de concepção da solução que se possui e adicionar os anos de utilização dos equipamentos;
Caso o bastidor já possua todas as slots ocupadas, deverá ser “remodelado” para que permita expansão a qualquer momento, no caso do CHCR por estarem as slots preenchidas impossibilitava a instalação de placas para a ligação directa de novos servidores, não permitindo criar a estrela Ethernet, ou seja criando um bottle neck e como tal limitando a velocidade das aplicações (pois não permitiria tirar partido da performance dos novos servidores). Foi trocado por um Nortel 8600 de 10 slots, mais rápido, pode ser expansível até 10 placas, permite redundância e balanceamento de carga, Software mais evoluído e resolveu a ligação ao Core de rede.
Foi colocada uma UPS para que caso existisse uma rutura de energia, todos os servidores e o Core não fosse desligado abruptamente, colocando em causa os dados da instituição hospitalar.

Resultados
Criação e instalação de um novo Data-Center (da infraestrutura), criação de novos caminhos de cabos, instalação de pavimento técnico para passagem de cabos escondidos e prevenir inundações no local, organização do bastidos existente, montagem de um quadro Eléctrico, montagem de climatização, montagem de UPS e de um circuito eléctrico socorrido, criação de tomadas UTP de acesso à rede no Data-Center, passagem de bastidores e servidores de uma sala para o Data- Center, instalação e configuração de equipamento activo.

Site
www.chon.pt

Ponto de Contacto
Engenheiro responsável pelo Serviço de Tecnologias de informação e comunicação do CHON


Última atualização 30 de Abril de 2012