Portal iGEO – Informação Geográfica
O iGEO consiste num portal de Internet que visa impulsionar a utilização de dados geográficos  abertos e que funciona de modo complementar com a infraestrutura Sistema Nacional de  Informação Geográfica( SNIG).

Título
Portal iGEO – Informação Geográfica

Entidade
DGT - Direção Geral do Território

Entidades parceiras
O iGEO contou, à partida, com a adesão das seguintes instituições públicas que colaboraram na preparação de informação geográfica, da sua competência, por forma a que esta pudesse ser disponibilizada gratuitamente no geoportal: Direção-Geral do Território, Instituto da Conservação da Natureza e Forestas, Instituto Nacional de Habitação e Reabilitação Urbana e Agência Portuguesa do Ambiente.

Em janeiro de 2016 o Laboratório Nacional de Energia e Geologia aderiu também a esta iniciativa, esperando-se que outras entidades públicas, produtores de dados geográficos, universidades e empresas privadas sigam o seu exemplo.

Estas instituições dão acesso aos seus dados geográficos disponibilizados no iGEO, através de serviços de dados geográficos, criados de acordo com as normas internacionais Open Geospatial Consortium (OGC).

O desenvolvimento técnológico do Portal iGEO foi efectuado pela empresa Bitcliq.

Destinatários/Beneficiários potenciais
Os principais destinatários/beneficiários são a Administração Pública, as instituições de ensino e investigação, as ONG, as empresas e os cidadãos em geral.

Ponto de Situação
Concluído, sem prejuízo de serem adicionados mais serviços de dados e mais entidades.

Custos envolvidos
35 714,72 euros ( c/ IVA incluído)

Taxionomia
A iniciativa iGEO enquadrou-se na Reforma do Estado baseando-se no princípio de que o    acesso à informação geográfica é um direito dos cidadãos, promovendo deste modo a utilização  e a partilha de dados geográficos por todos os cidadãos, empresas e instituições de ensino e de  investigação.

Descrição breve
O iGEO consiste num portal de Internet que visa impulsionar a utilização de dados geográficos  abertos e que funciona de modo complementar com a infraestrutura Sistema Nacional de  Informação Geográfica( SNIG).

O desenvolvimento da iniciativa iGEO contou com a participação e cooperação das instituições públicas acima referidas no item "Entidades parceiras".

O portal iGEO centraliza e disponibiliza o acesso a diversa informação geográfica relativa a Portugal, sobre vários temas das áreas do Ambiente, Cartografia, Geodesia, Natureza, Ordenamento e Património, e Geologia.

A iniciativa iGEO promove as boas práticas respeitantes à partilha de serviços de dados geográficos, possibilitando às entidades da Administração Pública o acesso, intercâmbio e utilização desses serviços conforme preconizado na Diretiva INSPIRE e utiliza normas abertas cumprindo o estabelecido no Regulamento Nacional de Interoperabilidade (RNID).

Descrição pormenorizada
A iniciativa  iGEO (www.igeo.pt) permite a pesquisa e o acesso a um conjunto de dados  geográficos do território nacional. Para além da metainformação que é possível consultar sobre  os serviços de dados geográficos registados neste portal, é também possível visualizar os  dados acedendo aos respectivos serviços de dados geográficos através dos endereços  disponibilizados.

O iGEO é constituído por três componentes:

  • "Dados abertos" - uma área com dados abertos com serviços de dados geográficos Web Map Service (WMS) e Web Feature Service (WFS), um visualizador online para os dados geográficos e a posibilidade de consulta de documentação de apoio referente aos dados geográficos disponibilizados;
  • "Aplicações com código aberto" - uma área de código aberto, vocacionada para o desenvolvimento de aplicações móveis, a qual promove o desenvolvimento cooperativo e a utilização dos dados disponibilizados no portal;
  • "Concurso Mentes Criativas" - uma área de desafio à imaginação que promoveu de desenvolvimento de aplicações móveis, nas quais a utilização de serviços de dados disponíveis no iGEO constítuia requisito obrigatório.

Os dados geográficos disponíveis são dados abertos na medida em que podem ser  livremente utilizados, reutilizados e redistribuidos por qualquer pessoa, estando o utlilizador  apenas obrigado a referir a autoria dos mesmos e a partilhá-los de acordo com as mesmas  licenças com que os recebeu. A sua disponibilização centralizada numa única plataforma tem  como principal objectivo o aumento da transparência entre produtores e utilizadores, a abertura  da participação dos cidadãos como utilizadores desses mesmos dados promovendo, assim, a    reutilização destes dados na criação de novos produtos e serviços.

A utilização dos dados geográficos disponíveis é gratuita para a Administração Pública assim  como para as instituições e ensino e investigação, prevendo-se a cobrança de taxas justas para  as empresas e havendo lugar a descontos no caso de entidades sem fins lucrativos, estando em concordância com as boas práticas promovidas pela Diretiva INSPIRE.

 

Tecnologia
As aplicações móveis foram desenvolvidas para tecnologias iOS e Android. A informação geográfica é disponibilizada cumprindo as regras definidas pelo Open Geospatial Consortium e pode ser visualizada em aplicações de sistemas de Informação Geográfica através de serviços Web Map Service (WMS) e Web Feature Service (WFS).
O visualizador foi desenvolvido com base no software Map Viewer.

Recomendações
Todas as entidades produtoras ou detentoras de informação geográfica, públicas ou privadas, podem disponibilizar nesta plataforma o acesso aos seus dados.


Próximas Acções

Pretende-se promover a articulação da iniciativa iGEO com o Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) por forma a garantir que os dados geográficos são automaticamente carregados no iGEO a partir do catálogo de metadados do SNIG.
Encontra-se prevista a adesão de mais entidades a esta iniciativa.

Ponto de Contacto
Paulo Patrício, Diretor de Serviços de Geodesia, Cartografia e Informação Geográfica, Tel.: (+351) 213 819 600, Email: ppatricio@dgterritorio.pt.

Site
A informação sobre a iniciativa iGEO encontra-se disponível no site da Direção-Geral do Território (DGT) entidade responsável pela sua gestão e manutenção, em http://www.dgterritorio.pt/ e  no próprio portal iGEO, disponivel em http://www.igeo.pt/.

Resultados
A iniciativa iGEO centraliza o acesso a informação geográfica gratuita produzida por diversos organismos públicos, permitindo desta forma promover a sua divulgação e utilização.

Os dados estatísticos obtidos no âmbito da avaliação dos acessos ao portal iGEO indicam uma      vasta utilização dos dados disponibilizados por parte da comunidade de utilizadores de informação geográfica. A maioria dos utilizadores registados utilizam o iGEO para fins particulares, seguindo-se os utilizadores da Administração Pública/Academia e depois as Entidades Privadas.

Última atualização: 16-06-2016