Plataforma de Business Network BizFeira
No âmbito da política de promoção local da economia, a Plataforma de Business Network Bizfeira constitui um espaço virtual de negócios activo e colaborativo onde empresas e pessoas estabelecem uma rede de oportunidades, perspetivando a alavancagem da economia de Santa Maria da Feira.
Título
Plataforma de Business Network BizFeira
Entidade
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
Entidades parceiras
Projecto de concepção interna.
Destinatários/Beneficiários potenciais
O projecto tem como destinatários as empresas concelhias, empresários e investidores nacionais e estrangeiros com capacidade para investir e ou fazer negócios com as empresas feirenses, empresários da diáspora lusitana e público em geral.
Ponto de Situação
A Plataforma Bizfeira está online e operacional desde 31 de Março de 2014. De forma permanente é actualizada com notícias relevantes para o tecido empresarial e investidores, bem como incentivado o registo por parte das empreas/entidades.
Custos envolvidos
Cerca de 25 000€.
Taxionomia
Actividades Municipais de Promoção do Desenvolvimento Económico e Empresarial.
Descrição breve
No âmbito da política de promoção local da economia, a Plataforma de Business Network Bizfeira constitui um espaço virtual de negócios activo e colaborativo onde empresas e pessoas estabelecem uma rede de oportunidades, perspetivando a alavancagem da economia de Santa Maria da Feira.
A plataforma permite projetar – internacionalmente - as potencialidades do Município de Santa Maria da Feira e servir de atractivo ao investimento. Pemite ainda, às empresas que se registem online e de forma gratuita – publicitar as suas ofertas e oportunidades de negócio, passando a fazer parte de uma rede de negócios privilegiada e com projeção mundial.
Descrição pormenorizada
A Plataforma BizFeira, enquanto ferramenta de promoção da competitividade empresarial, atracção de investimento e de geração de emprego, permite:
- Registo de Empresas concelhias online, sendo que esta tarefa exigiu o contacto directo e no terreno com as empresas, com vista a mobilizá-las para a importância do projecto;
- Registo e ponto de contacto com a Diáspora Feirense no sentido de ligar a comunidade feirense espalhada pelo mundo às nossas empresas e ao nosso território, para potenciar negócios e recuperar e manter o afecto dos nossos emigrantes à nossa terra (através também dacriação da figura de “Embaixador da Feira);
- Constitui um espaço de oportunidades de negócios, imóveis e emprego;
- Disponibiliza um serviço Via Verde Empresas online e Balcão – como facilitador e desburocratizador dos processos de licenciamento, do contacto com a Câmara e outras entidades e da identificação de espaços de acolhimento empresarial (lotes ou pavilhões disponíveis georreferenciados);
- Realização de Levantamento cadastral e disponibilização online de terrenos e imóveis disponíveis no concelho (em progresso)
Informação económica e empresarial relevante:
- Informação sobre o concelho e suas vantagens competitivas diferenciadoras;
- Informação sobre os sectores mais representativos;
- Informação sobre as áreas/zonas industriais existentes e infraestruturas disponíveis;
- Informação sobre serviços de apoio à actividade produtiva, investigação e formação;
- Informação sobre os Sistemas de Incentivos
- Espaço de interacção dos agentes económicos e de agregação das actividades desenvolvidas no âmbito do desenvolvimento económico e empresarial concelhio.
Tecnologia
Plataforma Web Based ligada a Base de Dados e Sistema de Informação Geográfica. Área reservada mediante registo.
Recomendações
Da experiência obtida releva a importância de ter em consideração os seguintes aspectos:
- A sistematização de informação deve ser simples, concreta e útil para empresários/investidores;
- O registo de empresas e entidades, exige um contacto directo, no terreno e constante, com vista a obter o máximo de utlizadores da plataforma;
- Disponibilizar informação de forma permanente e actualizada;
- Aproveitar bem todas as iniciativas e eventos, de forma a comunicar os objectivos do projecto e aumentar a visibilidade e notoriedade do BizFeira;
- Envolvimento próximo de interlocutor privilegiado (Presidência) com empresários, investidores e demais agentes económicos.
Próximas Acções
Levantamento cadastral de terrenos e de espaços de acolhimento empresarial;
Lançamento de Plano de Comunicação.
• Criação de uma bolsa de emprego, articulado a oferta e a procura;
• Desenvolvimento dos contactos com a diáspora Feirense;
Ponto de Contacto
Carla Resende Oliveira (Adjunta do Presidente) - carla.oliveira@cm-feira.pt
Gabinete Bizfeira - bizfeira@cm-feira.pt
Telf: 00351 256 370 803 / Telm: 00351 926 664 130
Anexos
Link para Vídeo Institucional http://www.bizfeira.com/pt/santa-maria-feira/video-institucional/
Site
www.bizfeira.com
Resultados
Os resultados de um projecto desta natureza, prendem-se sobretudo com a geração de negócios e de emprego, sempre difícieis de mensurar objectivamente. Todavia, numa abordagem premature, obtiveram-se já os seguintes resultados quantitativos:
Registos de empresas e utilizadores
Neste momento, encontram-se registadas:
- 385 Empresas – universo total:
- 333 Empresas – são de Santa Maria da Feira;
- 35 Empresas – são Nacionais;
- 17 Empresas – são Estrangeiras;
- 490 Utilizadores – universo total:
- 105 Utilizadores – em nome Individual;
- 385 Utilizadores – em nome Coletivo;
- Oportunidades registadas na Plataforma
- Geradas 121 oportunidades – universo total:
- 77 Registos de Negócio;
- 41 Registos de Emprego;
- 3 Registos de Imóveis;
- 32 Neste momento ativas.
Estatística do Site - desde o dia do lançamento, a 31/03/2014 (180 dias):
- Total Visitantes: 10.241 visitantes;
- Média por Dia: 57 visitantes;
- Média por Semana: 398 visitantes;
- Média por Mês: 1.707 visitantes;
- Dia mais Visitado: 544 visitantes;
- Paralelamente, e de forma complementar, desenvolveram-se as seguintes actividades:
- Missões empresariais à Feira de Tours (França) e Bulgária;
- Encontros ao pequeno-almoço com empresas e associações sectoriais, centros tecnológicos, centros de formação, escolas e universidades – o objetivo destes encontros foi operacionalizar uma estratégia de reforço de competitividade territorial, procurando tornar a aposta na formação como estratégia de desenvolvimento empresarial;
- Encontros com investidores estrangeiros, onde diversas empresas apresentam os seus produtos e as suas empresas a potenciais investidores, com o objetivo de apoiar as empresas para a internacionalização e para o aumento das exportações;
- Contactos promovidos entre empresas e potenciais clientes;
- Marketing digital para empresas sem presença online;
- Apoio personalizado a potenciais investidores nacionais e estrangeiros, com a informação sobre áreas industriais disponíveis no concelho e o contato com proprietários, informação sobre acessibilidades e sobre licenciamento.