Plataforma de Business Network BizFeira
No âmbito da política de promoção local da economia, a Plataforma de Business Network Bizfeira constitui um espaço virtual de negócios activo e colaborativo onde empresas e pessoas estabelecem uma rede de oportunidades, perspetivando a alavancagem da economia de Santa Maria da Feira.

Título
Plataforma de Business Network BizFeira

Entidade
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

Entidades parceiras
Projecto de concepção interna.

Destinatários/Beneficiários potenciais
O projecto tem como destinatários as empresas concelhias, empresários e investidores nacionais e estrangeiros com capacidade para investir e ou fazer negócios com as empresas feirenses, empresários da diáspora lusitana e público em geral.


Ponto de Situação

A Plataforma Bizfeira está online e operacional desde 31 de Março de 2014. De forma permanente é actualizada com notícias relevantes para o tecido empresarial e investidores, bem como incentivado o registo por parte das empreas/entidades.
 
Custos envolvidos
Cerca de 25 000€.
 
Taxionomia
Actividades Municipais de Promoção do Desenvolvimento Económico e Empresarial.
 
Descrição breve
No âmbito da política de promoção local da economia, a Plataforma de Business Network Bizfeira constitui um espaço virtual de negócios activo e colaborativo onde empresas e pessoas estabelecem uma rede de oportunidades, perspetivando a alavancagem da economia de Santa Maria da Feira.

A plataforma permite projetar – internacionalmente - as potencialidades do Município de Santa Maria da Feira e servir de atractivo ao investimento. Pemite ainda, às empresas que se registem online e de forma gratuita – publicitar as suas ofertas e oportunidades de negócio, passando a fazer parte de uma rede de negócios privilegiada e com projeção mundial.

Descrição pormenorizada
A Plataforma BizFeira, enquanto ferramenta de promoção da competitividade empresarial, atracção de investimento e de geração de emprego, permite:

  • Registo de Empresas concelhias online, sendo que esta tarefa exigiu o contacto directo e no terreno com as empresas, com vista a mobilizá-las para a importância do projecto;
  • Registo e ponto de contacto com a Diáspora Feirense no sentido de ligar a comunidade feirense espalhada pelo mundo às nossas empresas e ao nosso território, para potenciar negócios e recuperar e manter o afecto dos nossos emigrantes à nossa terra (através também dacriação da figura de “Embaixador da Feira);
  • Constitui um espaço de oportunidades de negócios, imóveis e emprego;
  • Disponibiliza um serviço Via Verde Empresas online e Balcão – como facilitador e desburocratizador dos processos de licenciamento, do contacto com a Câmara e outras entidades e da identificação de espaços de acolhimento empresarial (lotes ou pavilhões disponíveis georreferenciados);
  • Realização de Levantamento cadastral e disponibilização online de terrenos e imóveis disponíveis no concelho (em progresso)

Informação económica e empresarial relevante:

  • Informação sobre o concelho e suas vantagens competitivas diferenciadoras;
  • Informação sobre os sectores mais representativos;
  • Informação sobre as áreas/zonas industriais existentes e infraestruturas disponíveis;
  • Informação sobre serviços de apoio à actividade produtiva, investigação e formação;
  • Informação sobre os Sistemas de Incentivos
  • Espaço de interacção dos agentes económicos e de agregação das actividades desenvolvidas no âmbito do desenvolvimento económico e empresarial concelhio.

 

Tecnologia
Plataforma Web Based ligada a Base de Dados e Sistema de Informação Geográfica. Área reservada mediante registo.

Recomendações
Da experiência obtida releva a importância de ter em consideração os seguintes aspectos:

  • A sistematização de informação deve ser simples, concreta e útil para empresários/investidores;
  • O registo de empresas e entidades, exige um contacto directo, no terreno e constante, com vista a obter o máximo de utlizadores da plataforma;
  • Disponibilizar informação de forma permanente e actualizada;
  • Aproveitar bem todas as iniciativas e eventos, de forma a comunicar os objectivos do projecto e aumentar a visibilidade e notoriedade do BizFeira;
  • Envolvimento próximo de interlocutor privilegiado (Presidência) com empresários, investidores e demais agentes económicos.

 

Próximas Acções
Levantamento cadastral de terrenos e de espaços de acolhimento empresarial;
Lançamento de Plano de Comunicação.
• Criação de uma bolsa de emprego, articulado a oferta e a procura;
• Desenvolvimento dos contactos com a diáspora Feirense;

Ponto de Contacto
Carla Resende Oliveira (Adjunta do Presidente) - carla.oliveira@cm-feira.pt
Gabinete Bizfeira - bizfeira@cm-feira.pt
Telf:   00351 256 370 803 / Telm: 00351 926 664 130
 
Anexos
Link para Vídeo Institucional http://www.bizfeira.com/pt/santa-maria-feira/video-institucional/

Site
www.bizfeira.com

Resultados
Os resultados de um projecto desta natureza, prendem-se sobretudo com a geração de negócios e de emprego, sempre difícieis de mensurar objectivamente. Todavia, numa abordagem premature, obtiveram-se já os seguintes resultados quantitativos:

Registos de empresas e utilizadores

Neste momento, encontram-se registadas:

  • 385 Empresas – universo total:
  • 333 Empresas – são de Santa Maria da Feira;
  • 35 Empresas – são Nacionais;
  • 17 Empresas – são Estrangeiras;
  • 490 Utilizadores – universo total:
  • 105 Utilizadores – em nome  Individual;
  • 385 Utilizadores – em nome Coletivo;
  • Oportunidades registadas na Plataforma
  • Geradas 121 oportunidades – universo total:
  • 77 Registos de Negócio;
  • 41 Registos de Emprego;
  • 3 Registos de Imóveis;
  • 32 Neste momento ativas.

Estatística do Site - desde o dia do lançamento, a 31/03/2014 (180 dias):

  • Total Visitantes: 10.241 visitantes;
  • Média por Dia: 57 visitantes;
  • Média por Semana: 398 visitantes;
  • Média por Mês: 1.707 visitantes;
  • Dia mais Visitado: 544 visitantes;
  • Paralelamente, e de forma complementar, desenvolveram-se as seguintes actividades:
  • Missões empresariais à Feira de Tours (França) e Bulgária;
  • Encontros ao pequeno-almoço com empresas e associações sectoriais, centros tecnológicos, centros de formação, escolas e universidades – o objetivo destes encontros foi operacionalizar uma estratégia de reforço de competitividade territorial, procurando tornar a aposta na formação como estratégia de desenvolvimento empresarial;
  • Encontros com investidores estrangeiros, onde diversas empresas apresentam os seus produtos e as suas empresas a potenciais investidores, com o objetivo de apoiar as empresas para a internacionalização e para o aumento das exportações;
  • Contactos promovidos entre empresas e potenciais clientes;
  • Marketing digital para empresas sem presença online;
  • Apoio personalizado a potenciais investidores nacionais e estrangeiros, com a informação sobre áreas industriais disponíveis no concelho e o contato com proprietários, informação sobre acessibilidades e sobre licenciamento.