Caminhos de Fátima
A Câmara Municipal de Santarém pretende implementar uma solução que integra e compatibiliza a informação geográfica existente e dispor de ferramentas de acesso, pesquisa e análise dos dados de suporte aos processos nos domínios de Planeamento Urbanístico e Ordenamento do Território com o desenvolvimento de uma plataforma de informação geográfica , para a disponibilização de serviços de Informação Geográfica na Intranet e Internet.
Título
Caminhos de Fátima
Entidade
Câmara Municipal de Santarém
Destinatários/Beneficiários potenciais
Destinado à consulta geral dos munícipes, em especial aos muitos peregrinos que visitam o Concelho de Santarém.
Ponto de Situação
A aplicação encontra-se concluída.
Custos envolvidos
Trabalho desenvolvido internamente por uma estagiária na área de SIG.
Taxionomia
Este projeto apresenta uma taxonomia das aplicações de SIG que ajudam os diversos sectores da própria administração municipal e mesmo governamental. Neste projeto serão desenvolvidas várias ações de várias áreas tais como: Proteção Civil, Turismo, Bombeiros e a Agentes Económicos.
Descrição breve
Projeto de integração e compatibilização da informação geográfica existente, a criação do projeto SIG da autarquia, o desenvolvimento de ferramentas de acesso, pesquisa e análise dos dados da Intranet/Internet e disponibilização de soluções WebSIG de Informação Geográfica na Web.
As atividades que constam deste projeto são:
- Recolha e tratamento da informação geográfica;
- Desenvolvimento das soluções websig;
- Manutenção do projeto.
Descrição pormenorizada
A Câmara Municipal de Santarém pretende implementar uma solução que integra e compatibiliza a informação geográfica existente e dispor de ferramentas de acesso, pesquisa e análise dos dados de suporte aos processos nos domínios de Planeamento Urbanístico e Ordenamento do Território com o desenvolvimento de uma plataforma de informação geográfica , para a disponibilização de serviços de Informação Geográfica na Intranet e Internet, dando resposta assim ao cumprimento da Lei 56/2077 de 31 de Agosto que estabelece que os municípios devem proceder à transcrição digital georreferenciada de todo o conteúdo documental por que são constituídos os planos municipais de ordenamento do território, disponibilizando-o nos respetivos sítios eletrónicos.
Principais fatores que motivaram a decisão de avançar com o projeto:
Dar resposta às necessidades dos munícipes com a consulta e pesquisa do território do concelho com o apoio à informação geográfica existente.
Tecnologia
WebGis e base de dados. Sistema de Gestão de base de dados para armazenamento e processamento de dados espaciais através da aplicação ArcGis+SQLSever.
Recomendações
Recomenda-se que se tenha um levantamento exaustivo de toda a informação que se pretende disponibilizar para além de ser necessário ter a noção clara de todo o trabalho e informação que se pretende divulgar.
Prever a atualização e dinamização de todo o processo mesmo depois da sua implementação com a disponibilização de mais informação.
Desenvolver ligações diretas com outras entidades na divulgação da utilização da informação disponibilizada.
Prever uma ligação direta com o utilizador para sugestões, recomendações ou resolução de possíveis dúvidas e/ou dificuldades que possam surgir.
Próximas Acções
Já se encontra disponível integrada na aplicação do Município de Santarém, que está na loja da Microsoft on-line (windons 8 store,) com Download gratuito.
Ponto de Contacto
Câmara Municipal de Santarém
Telefone : 243 304 200
Site : www.cm-santarem.pt/
Serviço de Informática e Modernização Administrativa
Coordenador Eng.º Bruno Martins
Telefone : 243 304 269 E-mail : bruno.martins@cm-santarem.pt
SIG
Dra. Margarida Oliveira
Telefone : 243 304 641 E-mail : margarida.oliveira@cm-santarem.pt
Site
http://sig.cm-santarem.pt/fatima/
última atualização 30-12-2014